Se você está pronto para criar um programa de indicação para sua empresa, essas quatro dicas o ajudarão a começar.
1. Oferecer produtos e serviços de alta qualidade
Isso deveria ser óbvio, mas antes de configurar um programa de referência, é importante garantir que seus produtos e serviços sejam de qualidade alta o suficiente para que seus clientes os recomendem a outros consumidores. Clientes satisfeitos terão muito mais chances de encaminhá-lo para outras pessoas. Mas se seus produtos e serviços não estiverem à altura, um programa de referência simplesmente não gerará os resultados desejados.
2. Anuncie seu programa em vários canais
Para que seu programa de referência funcione, você precisa garantir que todos os seus clientes saibam que ele existe e podem participar facilmente. Destaque seu programa de indicação em campanhas em vários canais de marketing, começando com seu site e blog. Crie banners para promover seu programa e inclua lembretes em faturas, contas e recibos, informando aos clientes que eles podem economizar dinheiro em compras futuras indicando amigos e familiares.
O marketing por e-mail é outra ótima maneira de informar os clientes sobre seu programa de referência. Inclua um link simples no rodapé do modelo e considere enviar e-mails incentivando os clientes a participar uma ou duas vezes por ano. Por exemplo, a Society6 usa e-mail para divulgar seu programa de indicações e incentivar os clientes a indicarem seus amigos.
Eles incluem um link para os assinantes “Espalhar o amor” para amigos e familiares. Você também pode usar a mídia social para promover seu programa de indicação. O serviço de assinatura de roupas, Stitch Fix , faz um ótimo trabalho ao incorporar a mídia social em sua estratégia de indicação.
A Stitch Fix usa seu portal do cliente para incentivar os clientes a compartilhar um link de referência na rede social de sua escolha. Cada cliente recebe um link de referência exclusivo e pode ganhar R$ 25 em crédito Stitch Fix para cada amigo que se inscrever e solicitar uma remessa. Esta é uma ótima maneira de incorporar a mídia social em seu programa de referência e também aumenta seus esforços de marketing boca a boca.
3. Facilite
Ao criar um programa de indicações para sua empresa de impermeabilização de sofá, você deve facilitar ao máximo a participação dos clientes. Se você fizer os usuários passarem por vários obstáculos para indicar um cliente em potencial, você terá problemas de abandono. Por exemplo, você pode usar o preenchimento automático de texto para facilitar o preenchimento de formulários de referência pelos usuários e o compartilhamento de ofertas com amigos.
E adicionar recursos como login social torna mais fácil para as pessoas compartilhar links de referência em contas sociais.
4. Avalie e adapte
Finalmente, você vai querer acompanhar o sucesso do seu programa de referência e procurar oportunidades para torná-lo ainda mais eficaz. Se você já usa o Google Analytics (e recomendamos que o faça!), poderá acessar todas as informações necessárias para avaliar seu programa de indicação. Você também pode copiar testes A/B e chamadas para ação para entender o que motiva os clientes e aumentar o número de indicações para o seu negócio.