Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com mais pessoas ansiosas da América Latina. Isso também é refletido em altos níveis de ansiedade no trabalho, que é desencadeado por motivos diversos nas empresas.
A ansiedade é uma resposta natural do corpo, com o objetivo de garantir a sobrevivência humana. No entanto, quando os sintomas de ansiedade atrapalham sua vida, é hora de pensar em táticas e tratamento para melhorar o quadro ansioso.
A ansiedade já se tornou problema de boa parte dos profissionais brasileiros, afetando cerca de 33% da população. Por isso, as empresas precisam investir em medidas para amenizar e curar tais sintomas em seus colaboradores.
A ansiedade pode surgir por fatores internos, como autocobrança excessiva ou a mente repleta de preocupações profissionais. A ansiedade também pode aparecer por fatores externos, como muitas responsabilidades profissionais e metas difíceis de atingir.
Dessa forma, é necessário implementar ações em sua empresa voltada para um ambiente profissional mais saudável e com soluções para promover o bem-estar de seus colaboradores. Entenda como a empresa pode ajudar os colaboradores a controlar a ansiedade no trabalho.
1. Tenha líderes orientados
Os líderes de sua empresa são responsáveis por monitorar e coordenar várias equipes de diferentes setores. Tais profissionais possuem papéis de muita persuasão e influência dentro da empresa.
Por isso, os líderes de sua organização precisam ser orientados a não sobrecarregar seus colaboradores nem incentivar a prática de inserir mais responsabilidades extras para os funcionários.
Os líderes também precisam estar abertos e disponíveis nos casos em que colaboradores estejam se sentindo sobrecarregados, para aliviar as demandas profissionais de cada um. Eles precisam ficar confiantes para pedir ajuda se for necessário teste de tdah online.
Isso ajudará a não ter colaboradores ansiosos no ambiente de trabalho, já que a sobrecarga profissional é um dos motivos primordiais para desencadear sintomas ansiosos.
2. Tenha um RH aberto e comunicativo
O RH de sua empresa precisa ser responsável por criar campanhas e incentivo para que os colaboradores possam falar abertamente sobre saúde mental na empresa. Ou seja, esse departamento precisa estar aberto e preparado para receber queixas sobre ansiedade no trabalho e também outras doenças relacionadas.
É importante que os colaboradores se sintam à vontade para procurar o RH como um canal de comunicação seguro para expor o que está ocorrendo com eles no âmbito profissional, além de serem orientados e ajudados pelo RH para que os problemas sejam eliminados.
3. Crie um programa de qualidade de vida na empresa
Um programa de qualidade de vida na empresa é um conjunto de ações voltadas para promover o bem-estar e a satisfação de todos os colaboradores no local de trabalho.
É possível investir em aulas de meditação, exercícios laborais, flexibilidade de horários, educação financeira, palestras motivacionais e muito mais. Um programa de qualidade de vida na empresa traz muito valor aos colaboradores.
Dessa forma, sua empresa será mais produtiva, já que não haverá espaço para ansiedade no trabalho. Assim, os colaboradores se sentirão bem no local de trabalho e terão um melhor desempenho profissional.
4. Ofereça sessões de terapia como benefício da empresa
Para finalizar, uma forma de prevenir e tratar ansiedade no trabalho e outros transtornos é oferecer sessões de terapia como benefício da empresa.
Esse é um serviço ainda muito estigmatizado no Brasil e muitos colaboradores não possuem acesso financeiro para fazer terapia. Outras pessoas simplesmente não fazem terapia por falta de conhecimento sobre o assunto ou até por preconceito.
No entanto, se a empresa incentivar e oferecer sessões de terapia no trabalho, junto com vale-refeição e vale-transporte, irá garantir oportunidades para os colaboradores terem acesso a um especialista para prevenir e tratar a ansiedade no local de trabalho.
Sessões de terapia são o tratamento mais eficiente para tratar sintomas de ansiedade. Dessa forma, não há como ignorar a importância desse tipo de ação dentro da empresa. Por isso, invista em um diálogo aberto sobre a importância da saúde mental entre os colaboradores e também o incentivo às sessões de terapia.
Todas essas ações só trazem benefícios para sua empresa. Manter os colaboradores saudáveis é uma forma de investimento na produtividade da empresa. Por isso, invista na saúde mental dentro de sua organização.