Você acabou de configurar seu novo site HTTP. Você realmente não encontrou tempo para instalar nenhum plugin de segurança e definiu sua senha para 12345 para não esquecer… mas o site está funcionando, então está tudo bem, certo?
Errado. Pelo contrário, seu site é vulnerável a ataques de hackers e bots maliciosos, que podem derrubar seu site em instantes e fazer com que você perca receita. A boa notícia é que você pode evitar esse destino se dedicar um tempo para adotar algumas práticas recomendadas de segurança de sites.
Quais são essas práticas de segurança na web, no entanto? O que você pode fazer para proteger seu site contra hackers? Se você está desesperado por respostas, não se preocupe – nós temos algumas para você!
1. Usar HTTPS
Um dos primeiros e mais importantes passos para proteger qualquer site é usar HTTPS. Muitos sites usam o protocolo HTTP padrão, mas o HTTPS é um protocolo semelhante que oferece o benefício adicional de criptografar dados em seu site.
Além de fornecer uma camada básica de segurança, o uso de HTTPS ajudará você a atrair e reter mais tráfego. Isso ajuda você a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa do Google, pois o Google prioriza sites HTTPS.
Além disso, os usuários verão que sua conexão é segura quando visitam seu site, levando-os a permanecer mais tempo e mais dispostos a compartilhar informações financeiras ao comprar em sua loja online, se você tiver uma.
2. Use senhas fortes e 2FA
Outro componente essencial de segurança na web são as senhas. A última coisa que você quer é que os hackers adivinhem facilmente sua senha e entrem em seu site – é como deixar a chave de sua casa na varanda para alguém encontrar, permitindo que eles entrem pela porta da frente.
Certifique-se de criar senhas que não sejam fáceis de adivinhar e considere alterá-las ocasionalmente apenas por segurança. Além disso, analise a autenticação de dois fatores (2FA). O 2FA é uma configuração que, além de exigir uma senha, solicita que você verifique sua identidade por meio de uma chamada ou mensagem de texto antes de fazer login no seu site.
Isso garante que você seja o único a fazer login em seu site todas as vezes, e não um hacker que tenha sua senha. Você deve usar senhas fortes e 2FA para qualquer membro de sua empresa que possa fazer login em seu site.
3. Faça backup do seu site
Por mais lamentável que seja, há momentos em que mesmo as melhores defesas não conseguem impedir a entrada de hackers. É incomum, mas acontece. Se isso acontecer com você, certifique-se de estar preparado para lidar com a limpeza – e a melhor maneira de fazer isso é fazer backup do seu site de criação de sites campinas.
Existem vários programas que irão ajudá-lo a fazer backup do seu site. É um passo vital porque se os hackers comprometerem seu site, eles podem acabar destruindo-o. Ao fazer o backup consistente do seu site, você sempre estará pronto para restaurá-lo com o clique de um botão assim que os hackers saírem.