Quais são as melhores práticas de segurança de sites?

Quais são as melhores práticas de segurança de sites?

A ideia de alguém invadindo seu site pode ser assustadora, mas não se preocupe – se você tomar as medidas certas, você pode evitar que isso aconteça. Aqui estão sete práticas de segurança de sites especializadas para implementar no site da sua empresa!

1. Verifique rotineiramente se há malware

Uma das formas mais comuns de hackers ou bots invadirem seu site é com malware. Existem várias maneiras pelas quais os hackers podem injetar malware em seu site, mas, uma vez lá, causa muitos danos. É por isso que você deve ficar atento a qualquer vírus que possa aparecer.

Existem várias plataformas e plugins que você pode usar para escanear seu site, e você deve aproveitar essas opções. Você quer algo que pegue o malware no segundo em que ele aparecer, destruindo-o antes que ele tenha a chance de causar algum dano.

2. Execute testes de penetração

Outra prática de segurança na Web de alto nível é executar testes de penetração, nos quais você procura vulnerabilidades simulando ataques.

Pense assim: se o seu site é um castelo, você vai querer ficar de olho em qualquer inimigo que se aproxime que possa tentar invadir. Mas você também vai querer procurar nas paredes do castelo por quaisquer pontos fracos. Se você encontrar um buraco na parede por onde alguém possa passar, você vai querer consertá-lo. Utilizar um case para hd também pode ser uma solução, pois seus dados ficam externos a máquina.

É isso que o teste de penetração faz – ele procura pontos fracos em suas defesas. Ele faz isso simulando hackers e bots tentando entrar em seu site e, se encontrar uma maneira de entrar, alerta você para que você saiba corrigir esse ponto fraco.

Você pode executar testes de penetração automáticos com diferentes ferramentas online ou pode ter uma equipe de especialistas para fazer isso manualmente.

3. Instale plugins de segurança do site

Já mencionamos plugins de segurança da web uma ou duas vezes nesta lista, mas eles são importantes o suficiente para merecer seu próprio lugar. Isso porque você só pode ver alguns problemas de segurança a olho nu, e é bom ter programas rodando em segundo plano para manter seu site seguro.

Há uma grande variedade de plugins de segurança na web disponíveis online, e eles fazem uma infinidade de coisas. 

Alguns ficam de olho em malware, outros executam testes de vulnerabilidade e outros ainda combatem vírus e hackers.

Quaisquer que sejam os plugins que você escolher, certifique-se de ter pelo menos alguns em seu site, se possível. Esses plugins serão seus melhores amigos quando se trata de proteger seu site de criação de sites São Paulo contra ataques.

Se você não estiver interessado em adicionar outro plug-in ao seu site, considere uma solução de segurança de site.

4. Inicie um programa de recompensas

Por fim, é uma boa ideia oferecer recompensas por vulnerabilidades em seu site. Isso significa que você oferece publicamente uma recompensa a qualquer pessoa que encontrar vulnerabilidades de segurança em seu site.

O lançamento de um programa de recompensas geralmente atrai caçadores de recompensas – mais especificamente, especialistas em segurança da Web freelancers que realizarão sua própria versão de teste de penetração e relatarão a você quaisquer vulnerabilidades que encontrarem.

Essa opção é uma ótima maneira de pegar qualquer coisa que sua equipe perca, e tem uma grande chance de revelar vulnerabilidades, já que os caçadores de recompensas terão todos os incentivos para encontrar pontos fracos em seu site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *