A computação móvel é um dos marcos mais recentes na história dos computadores.
Muitos smartphones hoje têm velocidades de processador mais altas e mais memória do que os PCs de mesa tinham dez anos atrás. Com telefones como o iPhone e o Motorola Droid, está se tornando possível executar a maioria das funções antes reservadas para PCs desktop de qualquer lugar.
O Droid é um smartphone capaz de tarefas básicas de computação, como e-mail e navegação na web.
A computação móvel realmente começou na década de 1980, com os pocket PCs da época. Estes eram algo como um cruzamento entre uma calculadora, um pequeno computador doméstico e um PDA. Eles caíram em grande parte em desuso na década de 1990.
Durante a década de 1990, os PDAs (Personal Digital Assistant) tornaram-se populares.
Vários fabricantes tinham modelos, incluindo Apple e Palm. A principal característica dos PDAs que nem todos os Pocket PCs tinham era uma interface touchscreen. Os PDAs ainda são fabricados e usados hoje, embora tenham sido amplamente substituídos por smartphones.
Os smartphones revolucionaram verdadeiramente a computação móvel.
A maioria das funções básicas de computação agora podem ser feitas em um smartphone, como e-mail, navegação na Internet e upload de fotos e vídeos.
Final dos anos 2000: Netbooks
Outra progressão recente na história da computação é o desenvolvimento de computadores netbook. Os netbooks são menores e mais portáteis do que os laptops padrão, embora ainda sejam capazes de executar a maioria das funções que os usuários médios de computador precisam (usar a Internet, gerenciar e-mail e usar programas básicos de escritório). Alguns netbooks chegam a ter não apenas recursos WiFi integrados, mas também opções de conectividade de banda larga móvel integradas.
O Asus Eee PC 700 foi o primeiro netbook a entrar em produção em massa.
O primeiro netbook produzido em massa foi o Asus Eee PC 700, lançado em 2007. Eles foram originalmente lançados na Ásia, mas foram lançados nos Estados Unidos pouco tempo depois.
Outros fabricantes rapidamente seguiram o exemplo, lançando modelos adicionais ao longo de 2008 e 2009.
Uma das principais vantagens dos netbooks é seu custo mais baixo. Alguns provedores de banda larga móvel até ofereceram netbooks gratuitamente com um contrato de serviço estendido. A Comcast também teve uma promoção em 2009 que oferecia um netbook grátis quando você se inscreveu em seus serviços de internet a cabo.
A maioria dos netbooks agora vem com Windows ou Linux instalado e, em breve, haverá netbooks baseados em Android disponíveis pela Asus e outros fabricantes.
A história da computação abrange quase dois séculos neste momento, muito mais do que a maioria das pessoas imagina.
Dos computadores mecânicos de 1800 aos mainframes do tamanho de uma sala de meados do século 20, até os netbooks e smartphones de hoje, os computadores evoluíram radicalmente ao longo de sua história.
Os últimos 100 anos trouxeram avanços tecnológicos para a computação e para os sites, e não há como dizer o que os próximos 100 anos podem trazer.