Se você tem uma loja virtual, seu objetivo primário deve ser o de aumentar as vendas online. No entanto, a concorrência no mundo digital é alta, por mais que os consumidores estejam comprando cada vez mais pela internet.
Existem algumas estratégias que podem ajudar você a aumentar suas vendas online. Ter uma loja virtual não é só disponibilizar seus produtos em uma plataforma. É preciso elaborar e implantar várias técnicas de marketing digital para atrair mais clientes e fidelizá-los.
Dessa forma, os usuários poderão encontrar em sua loja online muitas opções de produtos, preços competitivos e condições de frete muito melhores do que a concorrência. Confira algumas dicas para você aumentar as vendas de sua loja virtual.
1. Crie sua loja virtual em mais de um marketplace
Os marketplaces funcionam como shoppings na internet. Você pode vender seus produtos em lojas virtuais de grandes marcas e muita credibilidade, como:
- Magazine Luiza;
- Submarino;
- Americanas;
- Amazon;
- Entre outros.
Mesmo que você já tenha uma loja virtual em outra plataforma, você pode aumentar suas vendas e o alcance de sua marca anunciando em marketplaces de grande visibilidade. Esses sites possuem muitos acessos todos os dias, além de facilitar o processo de compra e proporcionar mais segurança.
2. Use o Google Ads
O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google. Através dele, com um preço muito acessível, você pode conseguir boas posições com links patrocinados.
Além disso, é possível anunciar seus produtos em sites parceiros, vídeos e até aplicativos. Uma forma de fazer anúncios bem atrativos é investir bem na qualidade das imagens, colocar uma chamada para a ação dos potenciais clientes e ter páginas de destino diferenciadas.
Suas páginas de destino precisam facilitar o processo de compras. Por isso, não coloque como página de destino o endereço fixo de sua loja virtual. Se você está fazendo uma campanha de anúncios para uma promoção, coloque como página de destino a URL para acessar tais produtos de forma facilitada.
3. Tenha um preço competitivo
Na internet, as pessoas podem facilmente comparar preços de produtos para decidir entre sua empresa ou a concorrência. Por isso, o ideal é deixar seus produtos com preços atualizados e atrativos.
O recomendado é que os preços de seus produtos não estejam nem muito acima nem muito abaixo dos preços praticados no mercado. Você também pode fazer promoções de kits de produtos mais baratos ou até diminuir o preço em datas especiais.
Você pode realizar a análise dos preços dos concorrentes frequentemente, para não anunciar produtos com preços muito altos. No marketplace da Amazon, você pode configurar uma precificação automática. Dessa forma, seu produto sempre estará mais barato do que a concorrência, respeitando um valor mínimo.
4. Melhore as condições de fretes
Segundo dados da Cuponomia, 90% dos usuários já desistiram de uma compra online por conta do preço do frete. Do mesmo modo que é importante manter um preço competitivo, é interessante investir em transportadoras que podem diminuir o valor dos fretes.
Você pode fazer promoções periódicas de frete, frete gratuito acima de determinado valor de compras, um frete fixo para determinadas regiões e muito mais.
5. Invista em e-mail marketing
O e-mail marketing é uma estratégia fundamental do marketing digital. Dessa forma, você pode implementá-lo em suas estratégias, para vender mais. Por isso, tenha uma base de e-mails de potenciais clientes.
Vale ressaltar que você precisa captar os e-mails de forma espontânea, e não utilizar um mailing de usuários que não autorizaram o recebimento de e-mails marketing de sua empresa.
Não basta enviar e-mails com conteúdos relevantes. Você pode enviar e-mails informando sobre uma nova promoção, quando um produto comprado já saiu para entrega, depois da entrega de um produto e muito mais. Os consumidores ficam mais satisfeitos quando são notificados sobre os processos de suas compras.
Conclusão
Ter uma loja virtual atualmente significa ter muitos concorrentes também. Isso não quer dizer que você não tem chances de aumentar suas vendas, já que os consumidores estão comprando mais online. Você só precisa elaborar e aplicar algumas estratégias de marketing digital para aumentar suas vendas.
Dessa maneira, você precisa primeiro estabelecer qual seu público-alvo. Você pode descobrir, por exemplo, que seu público-alvo são travestisBH. Nesse sentido, os anúncios no Google Ads, as informações de sua loja virtual e seus produtos precisam estar alinhados com esse público para vender mais.