Por que usar a linha de comando?

Por que usar a linha de comando?

Temos muitas interfaces gráficas de usuário (GUIs) que nos permitem realizar nossas tarefas. Mas bem abaixo desses aplicativos estão os comandos sendo executados no sistema. Muitas vezes, estamos limitados nas ações que podemos realizar devido ao design do aplicativo.

A linha de comando nos dá mais poder sobre nosso sistema. Ele desbloqueia superpoderes para nossos projetos.

Alguns termos que você precisa saber

Ao longo deste tutorial, as seguintes terminologias serão usadas.

  • Interface de linha de comando: Refere-se ao software no qual você insere seus comandos. Existem várias interfaces de linha de comando que você pode usar e algumas de suas opções são discutidas abaixo. A interface de linha de comando padrão no Mac OS é o aplicativo Terminal .
    Para usuários do Windows, é o prompt de comando .
  • Intérprete de linguagem de comando (CLI): as interfaces de linha de comando também são frequentemente chamadas de intérpretes de linguagem de comando. CLI para abreviar. Este termo é usado de forma intercambiável com interfaces de linha de comando em todo o tutorial.
  • Diretório: Isso é equivalente a uma pasta  em seu computador.
  • Diretório de trabalho: Este é o diretório atual em que você está.
  • Opção de comando/sinalizador de comando : Estas são instruções adicionais que alteram o comportamento padrão de um comando.

Abrindo a linha de comando

Mac OS

Para abrir a linha de comando do sistema, podemos usar o aplicativo Terminal .

Para abrir o aplicativo Terminal, vá para a pasta Aplicativos , navegue até o diretório Utilitários e clique no aplicativo Terminal para abri-lo. Se você quiser ter mais controle sobre a linha de comando, recomendo que instale o iTerm2 .

janelas

No Windows, a interface de linha de comando padrão é o prompt de comando. Para acessar o Prompt de Comando, clique no botão Iniciar e, em seguida, clique em Todos os Programas > clique em Acessórios > clique em Prompt de Comando .

O prompt de comando é baseado em DOS . O aplicativo Terminal do Mac OS é baseado em Unix. Muitos dos comandos sobre os quais falaremos neste tutorial não funcionarão ou se comportarão de maneira diferente no Windows.

Para usuários do Windows, recomendo instalar uma ferramenta chamada cmder e usá-la no futuro. Outra opção de CLI para usuários do Windows é o Git Bash, que você pode acessar após instalar o Git for Windows .

Exibindo sua localização atual no sistema de arquivos

No Mac OS, a GUI que usamos para navegar em nosso sistema de arquivos é o aplicativo Finder . No Windows, nossa GUI é o Windows Explorer . Pense na CLI como um navegador de sistema de arquivos sem uma GUI.

Normalmente, quando a linha de comando é aberta pela primeira vez, você pode ver o nome do seu computador e um caminho de arquivo representando o diretório raiz do seu sistema de arquivos. Para ver nossa posição atual no sistema de arquivos, podemos digitar pwde pressionar Enter na linha de comando. pwdsignifica diretório de trabalho de impressão .

Listando o conteúdo de um diretório

Para ser apresentada uma lista de arquivos e subdiretórios no diretório atual, use o lscomando.

Navegando para Diretórios

Com a linha de comando, podemos mover para diretórios específicos usando o comando cd( change directory ). Por exemplo, no Mac OS, para navegar até a pasta Desktop , podemos digitar:

cd Desktop

Se você quiser subir um diretório, podemos usar dois pontos ( ..) como argumento do cdcomando.

Por exemplo, digamos que nosso diretório de trabalho seja chamado SCSS . Seu diretório pai é chamado CSS :

CSS/ ??? SCSS/

Para tornar o  diretório CSS  nosso diretório de trabalho, podemos digitar:

cd ..

Podemos indicar o caminho relativo de um diretório para mover para subdiretórios com apenas um cd comando.

Se quisermos ir para o diretório projectFolder , que é um subdiretório localizado dentro do diretório Desktop , podemos emitir o seguinte comando:

cd Desktop/projectFolder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *