SEM (Search Engine Marketing): como otimizar seu site

Para o seu blog ou site ser notado na internet, é necessário muito mais do que um bom texto.

Isso porque, cada vez mais, aspectos como a responsividade, navegabilidade e outros fatores importantes no funcionamento de uma página são considerados no ranqueamento feito no momento de exibir os resultados em ferramentas de busca. 

É isso que possibilita que o site/marca tenha um maior alcance no meio online.

Para isso, as páginas podem ser encontradas nos buscadores como Bing, Google e Yahoo a partir da aplicação de estratégias de SEM e SEO.

Com estas técnicas, é possível promover o seu site, fazendo com que o público-alvo se aproxime do negócio.

O que é SEM?

SEM (Search Engine Marketing), em português marketing de busca, é uma estratégia na qual é possível aplicar técnicas diversas para que o site seja encontrado. Dividida em SEO e anúncios pagos, permite promover a marca nos mecanismos de busca.

O principal objetivo do SEM é ajudar na divulgação de sites ou ações que as marcas elaboram e, com isso, obter bons resultados de conversão.

Vantagens do SEM

O SEM proporciona resultados rápidos em conversões e pode ajudar nas vendas. 

Isso acontece graças a segmentação dos anúncios para o público, algo que aumenta as oportunidades de visibilidade junto ao público correto, aparecendo nos resultados de busca.

Com o marketing de busca, é possível ter mais controle dos resultados das campanhas e posicionar o site adequadamente.

Isso permite, por exemplo, experimentar novas estratégias para conquistar mais clientes e conversões.

Nos momentos de poucas buscas por soluções que a sua marca oferece, você pode criar campanhas pagas segmentadas e aumentar o tráfego do site, seja nas próprias redes de pesquisa ou em outros formatos de anúncio.

Isso significa que o SEM e as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) andam juntas e se complementam.

Sendo assim, é importante colocar em prática as estratégias de otimização para o blog, landing pages ou site para que as páginas sejam bem ranqueadas e, com isso, conquistar as primeiras posições nos resultados de busca. 

Contudo, para ações que demandam alcance e resultados mais rápidos, o investimento financeiro pode se fazer necessário, de forma estratégica.

Diferentemente do SEO, as estratégias de SEM tem um custo, mesmo que acessível e flexível, trazendo ganhos a curto e médio prazo. Para a constância, contudo, a mescla das ações se faz necessária.

Semelhanças e diferenças entre o SEM e o SEO

Como as pessoas costumam confundir as siglas e estratégias é importante identificar suas semelhanças e diferenças, avaliando qual atenderá melhor cada objetivo da marca.

Nesse sentido, algumas das semelhanças são:

  • Ajudam na visibilidade do negócio;
  • Geram tráfego relevante para o site ou blog;
  • Utilizam palavras-chave;
  • Agregam informações sobre o público e seus interesses.

No entanto, entender as diferenças entre as estratégias pode ajudar a ter maior domínio sobre elas e, com isso, ter excelentes resultados. Confira mais detalhes a seguir.

SEM e anúncios identificados

As publicidades que aparecem no topo da página nos resultados de busca são disponibilizadas a partir do investimento em links patrocinados, sendo sinalizados com a palavra “anúncio”. 

Deste modo, os resultados com os links patrocinados tem uma visualização diferenciada dos resultados orgânicos.

SEM gera resultado rápidos

Com as campanhas no ar, é possível obter resultados rápidos, conforme as pesquisas são feitas nos buscadores. 

No SEO, os resultados demoram um tempo para surgirem, já que é uma estratégia pensada a longo prazo e que visa criar relevância para a página.

SEO não há custo direto

Nas estratégias de SEM é muito comum o uso de anúncios pagos, sejam eles por CPM (Custo por Impressão), CPC (Custo por Clique) ou outra modalidade. 

Já no SEO, os cliques não geram custos e os links aparecem de forma orgânica nos resultados, graças a otimização das páginas.

Como aplicar o SEM?

Após entender o conceito e suas vantagens, é importante saber como colocá-lo em prática:

Use o conceito da cauda longa

As palavras-chave de cauda longa são aquelas usadas em buscas muito específicas. 

Essas palavras possuem um baixo volume de busca e consequentemente menor concorrência, além de garantir mais chances de conversão.

Os usuários que utilizam palavras-chave de cauda longa sabem exatamente o que desejam. Sendo assim, o uso dessas palavras aumenta as chances de ter um público segmentado.

Aposte no poder das CTAs

O Call to Action, em português chamada de ação, é um recurso que pode ser explorado em formato textual ou visual, com objetivo de ajudar os usuários a realizarem uma ação imediata.

A CTA é uma ferramenta importante para gerar mais leads (potenciais clientes) e promover ofertas. Este recurso é muito usado em landing pages, e-mail marketing, anúncios, blogs, entre outros.

Com CTA, os profissionais podem gerar conversão, conquistar mais inscritos em uma newsletter, direcionar para uma landing page e outros ganhos que acontecem conforme os objetivos da marca e estímulos usados.

Google Shopping

O Google Shopping é um espaço que funciona como uma vitrine virtual de produtos. As empresas e lojas podem fazer um cadastro nele para evidenciar os produtos durante as buscas, criando novas oportunidades de alcance e conversão.

O espaço é basicamente um shopping online. Sendo assim, quando as pessoas realizam a pesquisa no Google, nos resultados a ferramenta pode apresentar o seu produto em uma lista na parte superior da página, junto a outras marcas para um comparativo de preços.

Esses anúncios específicos aumentam as oportunidades de sucesso do SEM, gerando vendas, além de ser uma ótima maneira de destacar o que a empresa tem de melhor.

Portanto, os investimentos em SEM são muito importantes para conseguir se destacar na internet e, aliada às estratégias de SEO, gera excelente otimização aos sites, blogs e páginas, proporcionando bom ranqueamento e ganhos positivos aos negócios a curto e longo prazo.

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