Como criar sua estratégia de marketing de conteúdo: guia de conteúdo para o sucesso em 2022

Com o potencial de dobrar as taxas de conversão de sites , mais empresas estão recorrendo ao marketing de conteúdo para expandir seus negócios. Embora suas estratégias de marketing de conteúdo possam variar, toda organização se pergunta: “Como podemos criar a melhor estratégia de marketing de conteúdo?

Tem dúvidas sobre marketing de conteúdo?

Com o potencial de  dobrar as taxas de conversão de sites , mais empresas estão recorrendo ao marketing de conteúdo para expandir seus negócios. Embora suas estratégias de marketing de conteúdo possam variar, toda organização se pergunta: “Como podemos criar a melhor estratégia de marketing de conteúdo?”

Você encontrará a resposta neste guia prático para desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo que não apenas deixe seu público feliz, mas também os tomadores de decisão da sua empresa. 

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo  é a prática de criar e distribuir conteúdo estrategicamente para atrair e engajar seu público-alvo com o objetivo final de gerar ações do cliente, como conversões.

O que é uma estratégia de marketing de conteúdo?

Uma estratégia de marketing de conteúdo se concentra no desenvolvimento e lançamento de um plano de marketing de conteúdo competitivo. Este plano é o roteiro para todo o conteúdo original que sua empresa planeja criar. Esse conteúdo pode incluir materiais escritos, bem como visuais.

Para separar os dois, pense em seu plano de marketing de conteúdo como “o quê” e sua estratégia de marketing de conteúdo como “como”. Sua estratégia de marketing de conteúdo responde à questão de como seu plano de marketing de conteúdo aumentará o reconhecimento da marca ou melhorará a geração de leads, por exemplo.

Exemplos de estratégia de marketing de conteúdo

Se você pesquisar no Google “como dar nó em gravata”, verá resultados de vários sites. Se você clicar no site da Brooks Brothers, receberá um tutorial sobre como amarrar uma gravata de quatro maneiras diferentes, com instruções completas com texto, gráficos e vídeos.

Por que a Brooks Brothers tem uma página em seu site sobre como dar nó na gravata? Faz parte da estratégia de marketing de conteúdo deles, o que faz sentido porque a empresa vende gravatas. Alguém que pesquisa “como dar gravata” claramente usa gravatas, tornando-se um cliente em potencial.

Quando eles clicarem no site e lerem a postagem, eles se familiarizarão com a marca e poderão navegar facilmente pelos produtos da empresa. Alguns usuários que leem a postagem podem se tornar clientes, possivelmente logo após a leitura do artigo, mas mais provavelmente em algum lugar no futuro.

Como outro exemplo, se você pesquisar “dicas de caminhada”, poderá ver vários na página de resultados.

Resultados como uma cadeia de acampamentos podem aparecer, então faz sentido para eles criar conteúdo sobre caminhadas como parte de sua estratégia de marketing de conteúdo.

Alguém que está planejando uma caminhada pode estar procurando dicas sobre caminhadas. Se uma postagem no blog de caminhada os colocar no site, eles podem verificar onde tem acampamentos.

Alguém que está interessado em começar a fazer caminhadas pode eventualmente querer reservar uma viagem de acampamento. Como eles receberam dicas de caminhadas no site, e provavelmente virá à mente deles quando estiverem procurando um lugar para acampar.

Como criar uma estratégia de marketing de conteúdo

Quando se trata de desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo, muitas empresas seguem as etapas apropriadas. Eles pesquisam seus públicos, desenvolvem seu calendário de conteúdo e monitoram o desempenho de seu conteúdo.

Seu conteúdo, no entanto, não gera os resultados que eles esperam. O que acontece é que essas empresas geralmente seguem os passos certos, mas ignoram detalhes importantes. É por isso que este guia de instruções analisa as recomendações de práticas recomendadas, além de destacar os mínimos detalhes.

Com essa abordagem, você aprende não apenas como criar uma estratégia de marketing de conteúdo, mas também como melhorar sua já existente, identificando áreas de melhoria. Pronto para começar a criar as  melhores estratégias de marketing  para o seu negócio?

Comece com estas sete etapas:

1. Defina o objetivo da sua estratégia de marketing de conteúdo

Se você deseja aumentar sua receita, aumentar sua geração de leads ou melhorar o envolvimento do usuário, há um objetivo por trás de sua estratégia de conteúdo. Muitas vezes, no entanto, as empresas deixam de investir tempo para desenvolver seu objetivo.

Ao criar as metas da sua estratégia de conteúdo, faça metas SMART:

  • Específico:  Um objetivo bem definido pode responder o quê, por que, quem, onde e quais questões relacionadas a ele. Passe algum tempo discutindo o que sua empresa deseja realizar com o marketing de conteúdo, bem como quem precisaria supervisionar sua estratégia de marketing de conteúdo.
  • Mensurável:  esteja você supervisionando seu plano de marketing de conteúdo internamente ou fazendo parceria com uma  agência de marketing de conteúdo , você deve ter uma meta mensurável. Se você deseja aumentar seus esforços de geração de leads, por exemplo, quanto de aumento você deseja ver?
  • Atingível:  Embora uma meta desafiadora possa impulsionar sua equipe, é importante manter suas metas de marketing de conteúdo alcançáveis. Alguns fatores a serem considerados são o orçamento de marketing da sua empresa, bem como as restrições de tempo e outras responsabilidades de sua equipe.
  • Realista:  Outro fator a se pensar é se seu objetivo é realista. Por exemplo, talvez suas aspirações de geração de leads sejam mais viáveis ​​em um período de dois anos, em vez de um período de um ano.
  • Oportuna:  sua meta de marketing de conteúdo deve ter um prazo. Para metas com um prazo distante, como alguns anos ou vários meses, defina pontos de verificação. Se você deseja aumentar sua geração de leads em 10% em um ano, por exemplo, comprometa-se a atingir 5% no sexto mês.

Com uma meta SMART para sua estratégia de marketing de conteúdo, você estabelece uma base para seu plano de marketing de conteúdo. Sua equipe sabe o que sua empresa deseja realizar, bem como quando, o que fornece uma base para desenvolver totalmente sua estratégia de marketing de conteúdo.

2. Determine o público da sua estratégia de marketing de conteúdo

Um componente crítico do marketing de conteúdo é o seu público – afinal, eles estão lendo seu conteúdo. É por isso que as empresas não negligenciam essa etapa na criação de uma estratégia de marketing de conteúdo com frequência. É uma área que as empresas podem melhorar, no entanto.

Na maioria dos casos, você provavelmente já sabe o seguinte sobre seu público:

  • Era
  • Gênero
  • Renda
  • Localização
  • Educação


São suas informações demográficas básicas e fornecem muito valor ao criar uma estratégia para seu marketing de conteúdo. No entanto, as melhores estratégias de marketing de conteúdo vão além da demografia. Eles pesquisam o que o público-alvo faz na Internet.

Alcance seu  público-alvo  respondendo a estas perguntas:

  • Onde é o ponto de encontro deles na Internet?  Se você deseja criar conteúdo único, precisa saber onde seu público-alvo busca respostas. As perguntas que eles estão fazendo podem servir como base para uma postagem de blog de instruções incrível ou um guia abrangente. Dependendo do seu público, eles podem gostar do  Reddit ,  Quora ou de um fórum específico do setor.
  • Qual é a plataforma de mídia social deles?  Também vale a pena investigar suas  plataformas de mídia social favoritas . Embora a demografia do seu público provavelmente influencie suas preferências, saber se eles preferem Twitter, Facebook, Instagram ou Snapchat pode direcionar sua estratégia de marketing de conteúdo para as plataformas mais importantes.
  • Quais são seus pontos de dor?  Ao pesquisar seus hangouts favoritos na Internet, você provavelmente descobrirá os pontos problemáticos do seu público para o seu setor. Para sua estratégia de marketing de conteúdo, isso é valioso. Você pode desenvolver  conteúdo compatível com SEO e fornecer soluções para esses problemas – você pode até enfatizar como sua empresa resolve esses problemas com seu conteúdo orientado a vendas.
  • De que tipo eles gostam?  Ao explorar os hangouts de seu público, bem como suas interações nas mídias sociais, observe os tipos de conteúdo aos quais eles respondem. Alguns podem reagir bem a  infográficos , enquanto outros se envolvem com  vídeos . Essas interações oferecem informações sobre seu público-alvo, bem como ideias de como se conectar com eles.
  • Em quem eles confiam?  Na maioria das indústrias, existem influenciadores. Essas são pessoas em quem seu público-alvo confia, o que significa que  a parceria com esse influenciador  pode oferecer imenso valor ao seu plano de marketing de conteúdo e objetivos de negócios. Navegue nas mídias sociais, bem como nos fóruns, e você provavelmente poderá identificar alguns influenciadores em que seu público confia.


Por exemplo, uma  estratégia de marketing digital farmacêutico  com foco em marketing de conteúdo pode ter como alvo médicos, e não pacientes. Seu conteúdo pode se concentrar em educar médicos mais jovens por meio de conteúdo de vídeo que responda a algumas perguntas comuns, mas difíceis, sobre como encontrar o tratamento perfeito.

Com uma melhor compreensão das motivações e hábitos do seu público, você pode aprimorar sua estratégia de marketing de conteúdo. Essa estratégia aprimorada pode levar a melhores conteúdos, taxas de engajamento e geração de leads.

3. Audite seu conteúdo

Embora muitos guias de estratégia de marketing de conteúdo recomendem uma auditoria de conteúdo, muitas empresas pulam essa etapa. Alguns, porque eles têm apenas alguns pedaços de conteúdo e outros porque eles têm uma tonelada.

Não importa quanto – ou quão pouco – história sua empresa tenha com marketing de conteúdo, faça uma auditoria de conteúdo. É um passo crítico para criar uma estratégia de marketing de conteúdo. Os resultados fornecem informações sobre suas abordagens anteriores e podem até oferecer ideias para conteúdo futuro.

Conclua uma auditoria de conteúdo com as seguintes etapas:

  • Criar um inventário de conteúdo:  um inventário de conteúdo funciona como um diretório e inclui o URL do conteúdo. Em alguns casos, você pode incluir o título e os subtítulos do conteúdo. Você pode criar um inventário de conteúdo com uma ferramenta como  Screaming Frog e exportar os dados para uma planilha.
  • Tópico de conteúdo do catálogo:  Depois de ter sua planilha, classifique o conteúdo. Para obter a documentação máxima, observe o tipo de conteúdo e o tópico, como uma postagem de blog com instruções de 500 palavras ou uma página de serviço de 800 palavras.
  • Avaliar o conteúdo:  Em seguida, avalie cada parte do conteúdo. Considere a qualidade da escrita, bem como a relevância e precisão do conteúdo para o público atual. Revise também a organização, o tom e o visual do conteúdo, pois você deseja que ele corresponda à sua marca atual.
  • Desempenho do conteúdo de log:  o último detalhe a ser incluído em sua planilha é o desempenho do conteúdo. Algumas métricas a serem incluídas são a quantidade de tráfego obtida pela página da web, bem como a  taxa de rejeição  e o engajamento dos usuários, que você pode encontrar no  Google Analytics .


Use os resultados de sua auditoria de conteúdo para construir sua estratégia de marketing de conteúdo. O que seu conteúdo anterior faz bem e você gostaria de incluir ou evitar em conteúdo futuro? Ou, como você pode  redirecionar esse conteúdo  para se alinhar com suas novas metas de marketing de conteúdo?

4. Escreva suas diretrizes de conteúdo

Para empresas novas no marketing de conteúdo, essa pergunta não oferece uma resposta fácil.

Requer tempo e preparação, pois sua equipe precisa desenvolver diretrizes para criar e publicar o conteúdo da sua empresa. Isso é especialmente verdadeiro para  planos de marketing de conteúdo de saúde , pois você deseja garantir que seu conteúdo atenda aos regulamentos do setor.

Muitas empresas, no entanto, ignoram a recomendação de escrever um conjunto de diretrizes de conteúdo. É fundamental que sua empresa não negligencie esta etapa. Sem diretrizes, você pode impactar a qualidade de sua estratégia, bem como seu impacto em seus objetivos.

É por isso que você deve ter um guia que explore os seguintes recursos de conteúdo:

  • Tipos de conteúdo:  As melhores estratégias de marketing de conteúdo se concentram em mais do que postagens de blog – e a sua também deveria. Desenvolva uma lista de tipos de conteúdo e liste seus recursos ou requisitos exclusivos. Esses requisitos podem incluir uma contagem de palavras preferida ou  chamadas para ação (CTAs) .
  • Imagens de conteúdo:  suas diretrizes de conteúdo também devem observar o uso e o formato das imagens. Se você estiver criando gráficos personalizados, por exemplo, quais fontes ou cores eles devem usar? Ou quais sites sua equipe deve usar para imagens?
  • Tom do conteúdo:  embora as diretrizes de marca da sua empresa possam ter informações sobre o tom preferido para comunicados à imprensa e outras comunicações formais, elas podem não discutir tipos de conteúdo mais casuais, como postagens em blogs. Observe essas preferências em seu guia.


Depois de lançar sua estratégia de marketing de conteúdo, espere modificar suas diretrizes. Você pode descobrir, por exemplo, que as postagens do seu blog devem apresentar imagens adicionais para proporcionar uma melhor experiência ao usuário.

5. Faça um brainstorming do seu conteúdo

Enquanto navegam inicialmente por guias sobre estratégias de marketing de conteúdo, as empresas ignoram a importância de fazer brainstorming de conteúdo novo e original. Embora você possa ter muitas ideias agora, esse número diminui à medida que seu backlog de conteúdo cresce.

Como você pode continuar a desenvolver conteúdo que seu público adora? Com essas dicas:

  • Use ferramentas de ideias  de conteúdo: muitos sites oferecem ferramentas geradoras de ideias, que podem ajudar sua equipe a debater uma nova ideia. Uma ferramenta é o nosso  Gerador de Ideias de Posts de Blog , que até sugere uma tag de título para a ideia recomendada.
  • Leia sites do setor:  Outra forma de gerar ideias para o seu plano de marketing de conteúdo é seguir os principais sites do seu setor. Embora você não deva abordar o tópico exato, você pode criar conteúdo que expanda uma ideia mencionada.
  • Observe os concorrentes:  você também pode monitorar o conteúdo que seus concorrentes criam. Assim como nos sites do setor, não copie a estratégia de marketing de conteúdo de seus concorrentes. Em vez disso, você deseja encontrar os recursos da história que sejam relevantes para seu público.


Esse tipo de estratégia de marketing de conteúdo personalizada contribui para resultados ainda melhores para sua empresa.

6. Desenvolva seu processo de gerenciamento de conteúdo

Não é incomum que as empresas ignorem a importância de um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), como o WordPress. Se você é uma empresa de pequeno a médio porte (SMB), por exemplo, considere planejar, produzir e publicar seu conteúdo manualmente.

À medida que sua estratégia de marketing de conteúdo cresce, no entanto, isso se torna incontrolável. É por isso que você precisa considerar seus processos de gerenciamento com antecedência. Ao dar esse passo proativo, você reduz o estresse e a carga de trabalho de sua equipe, além de maximizar o sucesso do seu plano de marketing de conteúdo.

Em alguns casos, as agências de marketing de conteúdo oferecem serviços de CMS. O WebFX, por exemplo, oferece  serviços abrangentes de CMS , como para  WordPress ,  Joomla! , e  Magento, podemos até criar uma plataforma CMS personalizada para o seu negócio.

Outro processo de conteúdo a ser considerado é o seu calendário de conteúdo. Esse calendário é fundamental para o seu plano de marketing de conteúdo porque fornece detalhes sobre o conteúdo que você está produzindo e publicando, bem como os prazos do conteúdo.

Se você estiver procurando por um calendário de conteúdo, estas são algumas ferramentas online úteis:

  • Planilhas Google
  • HubSpot
  • Trello
  • CoSchedule


Observe que algumas dessas ferramentas oferecem versões gratuitas e pagas.

7. Meça o sucesso da sua estratégia de conteúdo

Para empresas que não criam metas SMART, é um desafio medir o sucesso de seu plano de marketing de conteúdo. Embora  o marketing digital forneça muitas métricas  para  rastrear e analisar , você precisa de uma meta SMART para medir  seu  sucesso.

É por isso que o “M” em SMART se concentra na medição.

Medir o sucesso de sua estratégia de marketing de conteúdo também depende de suas ferramentas de medição. Por exemplo, sua empresa pode consultar os dados de suas páginas da web no  Google Analytics  para ver se elas estão contribuindo para suas metas SMART.

Essa plataforma, desenvolvida pelo IBM  Watson , oferece aos nossos clientes uma visão do desempenho de sua estratégia de marketing de conteúdo. Além disso, como o software líder de rastreamento de ROI, ele permite que você veja o poder do seu investimento em tempo real.

Isso é fundamental, pois sua estratégia não deve apenas atingir seus objetivos, mas também fornecer um ROI notável.

Por que o marketing de conteúdo é importante?

Além de uma estratégia de conteúdo, o marketing de conteúdo é importante por alguns motivos, incluindo:

1. Gera novos leads

O conteúdo traz novos leads para o seu site. Clientes em potencial buscam informações e seu conteúdo fornece as respostas que eles precisam. É o primeiro passo para atrair pessoas para o seu site.

Esse tipo de marketing gera  3x mais leads  do que o marketing tradicional, por isso é uma forma extremamente eficaz de fazer com que as pessoas se interessem pelo seu negócio.

2. Cria reconhecimento da marca

É importante construir o  reconhecimento da sua marca  com os consumidores. Você quer que eles saibam sobre sua empresa e o que ela representa.

As pessoas podem visitar seu site, mas não converter imediatamente. Depois que eles saírem, você quer que eles se lembrem de sua marca no futuro quando precisarem de seus produtos ou serviços.

O conteúdo ajuda você a criar reconhecimento de marca. Ao conferir seu conteúdo, os visitantes se familiarizarão com sua marca e com o que você oferece. Isso os ajudará a reconhecer sua empresa mais tarde, quando precisarem de seus serviços.

3. Econômico

Seu orçamento é importante. Quando você investe em serviços de marketing, deseja usar métodos econômicos e eficazes para atingir seu mercado-alvo.

O marketing de conteúdo é muito  econômico . Se você decidir fazer marketing de conteúdo por conta própria, o custo será reduzido para os materiais necessários para criar seu conteúdo (por exemplo, câmera de vídeo, assinatura de um programa de design etc.).

O maior custo do marketing de conteúdo é o tempo. Leva tempo para desenvolver conteúdo de qualidade que mantenha os usuários envolvidos. Se você não tem tempo para desenvolver conteúdo de qualidade, pode  trabalhar com uma empresa de marketing na Internet  para criar conteúdo personalizado para o seu negócio.

4. Incentiva as conversões

As empresas que usam o marketing de conteúdo têm  6x mais chances  de obter conversões do que as empresas que não criam conteúdo.

Esse método tem um impacto tão grande nas conversões porque fornece aos usuários informações valiosas. Isso faz com que eles se sintam mais equipados e mais bem preparados para tomar uma decisão. E isso os ajuda a se sentirem confiantes em sua decisão de escolher sua empresa.

5. Impulsiona seus rankings nos mecanismos de busca

Um método que as empresas usam para alcançar mais clientes é  a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) . SEO é o processo de aumentar a classificação do seu site para que mais usuários possam encontrar seu site online.

À medida que você cria conteúdo para abordar palavras-chave relacionadas ao seu negócio, você tem o potencial de aparecer mais alto nos resultados de pesquisa para termos e frases do setor. E quanto mais alto você aparecer nos resultados de pesquisa, mais pessoas poderão encontrar e entrar em contato com sua empresa.

Além disso, o conteúdo oferece oportunidades de link para outras páginas do seu site. Você pode direcionar seu tráfego para as principais páginas do seu site que fornecem mais informações sobre suas ofertas e os incentivam a comprar.

6. Cria confiança com seus consumidores

O marketing de conteúdo ajuda você a criar confiança com clientes em potencial. Ele ajuda os consumidores a entender melhor sua empresa e os produtos e serviços que você oferece. E você pode mostrar a eles que tem conhecimento e está disposto a ajudá-los a ter sucesso.

Além disso, o marketing de conteúdo também os ajuda a ver a qualidade dos seus produtos. Ao usar vídeos, fotos e outros materiais, você pode dar a eles uma visão interna da sua empresa e fornecer as informações de que precisam para se tornarem clientes.

Quando você cria confiança com os consumidores, é mais provável que eles usem sua empresa. Eles apreciarão sua franqueza, honestidade e disposição em fornecer informações úteis.

Uma estratégia de marketing de conteúdo é  realmente  necessária?

Se você está procurando como criar uma estratégia de marketing de conteúdo, provavelmente reconhece a importância de uma. Enquanto seu plano de marketing de conteúdo é seu roteiro, sua estratégia de marketing de conteúdo é seu plano de jogo.

Para uma rápida atualização, no entanto, aqui está o motivo pelo qual uma estratégia de marketing de conteúdo é importante:

  • Ele desenvolve uma estratégia para atingir suas metas de marketing de conteúdo:  sem uma estratégia, é fácil para sua empresa perder o controle de suas metas de marketing de conteúdo. Isso pode levar a um  retorno do investimento (ROI) sem brilho , bem como a um mal-entendido sobre o que o marketing de conteúdo pode fazer.
  • Isso influencia o sucesso do seu plano de marketing de conteúdo:  uma estratégia pode ter um impacto enorme no seu sucesso. Um estudo de organizações business-to-business (B2B) descobriu que aquelas com uma estratégia  aumentaram a eficácia de seus planos em 25% .
  • Ele adapta seu plano de marketing de conteúdo às mudanças do setor:  no seu setor, assim como no marketing digital, é essencial estar à frente. Com uma estratégia de marketing de conteúdo, sua equipe pode adaptar seu plano às mudanças, tornando seu marketing de conteúdo ainda mais eficaz.

Agora, pronto para começar a construir uma estratégia de marketing de conteúdo competitiva?

Lista de verificação da estratégia de marketing de conteúdo

Precisa de um resumo rápido deste guia? Aqui está uma lista de verificação útil da estratégia de marketing de conteúdo:

  • Defina metas SMART
  • Crie públicos-alvo detalhados
  • Auditar o conteúdo do site existente
  • Desenvolva diretrizes de conteúdo
  • Faça um brainstorm de ideias de conteúdo com recursos online
  • Estabeleça um sistema de gerenciamento de conteúdo
  • Avalie métricas acionáveis


Agora você está pronto para criar uma das melhores estratégias de marketing de conteúdo para o seu negócio.

4 tipos de conteúdo para sua estratégia de marketing de conteúdo

Se você está interessado em marketing de conteúdo, provavelmente está se perguntando quais estratégias estão disponíveis para o seu negócio. O marketing de conteúdo oferece vários caminhos para atingir seu público-alvo:

1. Blogues

Os blogs  são a forma mais comum de  criação de conteúdo . Seu blog é um meio que permite postar artigos sobre temas relacionados ao seu negócio.

Existem vários tipos de artigos que você pode criar. Por exemplo, você pode criar postagens de instruções, postagens de lista, listas de verificação e outros recursos úteis.

Quando você começa a criar conteúdo, você precisa de uma compreensão sólida do seu público-alvo. Seu público determinará que tipo de conteúdo você escreve.

Você pode usar  o Google Analytics  para determinar o conteúdo mais popular em seu site. Isso ajudará você a ver quais tipos de postagens seu público visita e se envolve mais. Se você achar que seu público responde bem aos posts da lista, você pode adicionar mais deles à sua estratégia de conteúdo.

Ao fazer um brainstorming de tópicos sobre os quais escrever, é melhor criar uma lista contínua de tópicos que você sabe que funcionam bem.

A duração de seus artigos será determinada por seus objetivos. Postagens com 1.000-1.500 palavras são boas para obter compartilhamentos nas mídias sociais. Artigos com menos de 1.000 palavras são principalmente focados em gerar discussão e obter curtidas.

Se você deseja criar conteúdo para classificação no Google, artigos com mais de 2.000 palavras são os melhores. Os artigos mais bem classificados no Google têm cerca de 2.450 palavras .

Ao começar a criar seu conteúdo, há algumas coisas a serem lembradas:

  1. Divida seu conteúdo em pequenos parágrafos.  A maioria dos leitores vai dar uma olhada nas suas postagens. Dividir seu conteúdo em parágrafos com 3-4 frases irá mantê-los engajados e interessados.
  2. Use “nós”.  Não se refira ao seu próprio negócio em terceira pessoa. Em vez de dizer que tem experiência em marketing de conteúdo”, você diria “ Temos  experiência em marketing de conteúdo”. Isso cria uma conexão com seu público e faz parecer que você está falando pessoalmente com eles.
  3. Use elementos visuais . Você não quer que suas postagens no blog sejam todas as palavras. Para manter os leitores engajados, você deve adicionar elementos visuais à sua postagem. O conteúdo com recursos visuais obtém  94% mais visualizações  do que o conteúdo somente de texto.
  4. Ser consistente. Blogar requer consistência. As empresas que criam mais de 16 postagens de blog por mês geram 4,5 vezes mais leads do que as empresas que publicam apenas até quatro postagens de blog por mês. É importante escrever postagens de blog com frequência ao longo do mês para obter melhores resultados.


Se você não tiver certeza de onde publicar seu conteúdo, existem vários sites de blog disponíveis. WordPress  é um dos sites mais populares para usar para blogs. É fácil de usar e pode ser integrado ao seu site.

Não sabe como começar seu blog? Confira nosso  guia para iniciantes  para criar seu primeiro blog de negócios!

2. Vídeo

O marketing de vídeo  está rapidamente se tornando uma das formas mais populares de marketing de conteúdo. Com o desenvolvimento de sites como o  YouTube , os vídeos estão se tornando parte integrante da vida cotidiana das pessoas. De fato,  63% dos usuários da Internet  assistem regularmente a vídeos do YouTube.

Com a crescente popularidade dos vídeos, muitos profissionais de marketing estão se voltando para o marketing de vídeo como principal meio de marketing de conteúdo. De fato,  61% das empresas  atualmente usam o marketing de vídeo em seu planejamento de conteúdo. Espera-se que isso aumente à medida que a demanda por vídeos aumenta.

O marketing de vídeo engloba filmar, editar e compartilhar vídeos para atrair a atenção para o seu negócio. Assim como as postagens do seu blog, os vídeos que você cria devem estar relacionados ao seu setor.

Existem vários tipos de vídeos que você pode criar, incluindo:

  1. Depoimentos.  É ótimo criar vídeos de pessoas falando coisas positivas sobre sua empresa. Ele fornece prova social para os espectadores de que pessoas reais estão fazendo backup de sua empresa, produtos e serviços.
  2. Visitas às suas instalações . Os vídeos de tour são uma ótima maneira de dar aos clientes em potencial uma visão interna da sua empresa. Esses vídeos são especialmente úteis se você estiver tentando atrair pessoas para o seu local de trabalho.
  3. Funcionários.  Se alguém vai usar sua empresa, eles querem saber que a equipe é experiente e amigável. Os vídeos de destaque dos funcionários são uma ótima maneira de mostrar seus funcionários.
  4. Destaque produtos e serviços.  Esses vídeos têm como objetivo mostrar às  pessoas por que elas devem comprar seus produtos, mostrando como eles são feitos e como funcionam. Você também pode responder a perguntas frequentes sobre suas ofertas para fornecer às pessoas as informações de que precisam para comprar.
  5. Vídeos de instruções. Estes são vídeos populares para fazer, especialmente se você estiver em um setor de serviços. Você pode mostrar às pessoas como fazer as coisas por conta própria, como consertar um cano com vazamento ou trocar um pneu furado.


Existem muitas outras opções disponíveis para criar vídeos. Este é um meio que permite que você seja criativo e produza conteúdo que envolverá os espectadores.

Leva tempo para criar um vídeo envolvente e de alta qualidade, mas os benefícios valem a pena. O conteúdo de vídeo ajuda a envolver os leitores e mantê-los em suas páginas por mais tempo.

Quando eles passam mais tempo no seu site, isso envia um sinal positivo para o Google. Se o Google perceber que as pessoas estão gastando mais tempo em seu site, elas aumentarão a classificação do seu site nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave. Isso ajuda mais pessoas a encontrar seu site.

Os vídeos também são versáteis. Você não precisa limitar seus vídeos ao marketing de conteúdo.

Você pode usar vídeos para outros métodos de marketing, como  anúncios de pagamento por clique (CPC) . As pessoas são  mais propensas  a clicar em seu anúncio se for um vídeo em vez de um anúncio de texto.

Os vídeos também são um ótimo complemento para o seu site. Adicionar vídeos às páginas do seu site  melhora as taxas de conversão em 86% .

O marketing de vídeo é uma das melhores maneiras de atrair clientes. Leva tempo, mas os benefícios valem o esforço. Se você deseja colher os benefícios do marketing de vídeo, mas não tem tempo para se dedicar a ele,  entre em contato conosco  on-line para ver como podemos ajudá-lo a criar vídeos que atrairão usuários para o seu site!

3. Infográficos

Os infográficos  são uma maneira visual e envolvente de apresentar informações aos usuários. Esses gráficos tendem a ter estatísticas ou fatos sobre um determinado tópico e incluem elementos visuais para envolver os usuários.

Em vez de apresentar todas as informações em texto, muitas empresas criam infográficos. Isso não apenas ajuda a compilar todas as informações estatísticas em um só lugar, mas também ajuda os usuários a entender melhor as informações.

Ao usar infográficos, você ajuda os leitores a ver as informações mais importantes de uma forma visual que chama a atenção deles. Isso pode levar os usuários a ler seu artigo se encontrarem informações interessantes em seu infográfico.

Infográficos também são ótimos para compartilhar. Você pode compartilhá-los em seu site ou mídia social.

Esses gráficos são frequentemente reutilizados por outras empresas para publicar em seus sites. Quando sites de autoridade compartilham seus infográficos, isso aumenta a autoridade de seu próprio site e aumenta sua classificação nos mecanismos de pesquisa.

A natureza compartilhável dos infográficos ajuda a expandir seu alcance. Você recebe crédito pela criação do infográfico, que direciona o tráfego de volta ao seu site. É uma ótima maneira de atrair novos leads para seu site.

4. Guias/Ebooks Informativos

Guias e e-books  são uma ótima maneira de dar aos usuários sua própria cópia do seu conteúdo. Essas são peças que você pode postar em seu site, mas muitas empresas exigirão um cadastro de e-mail para obter informações de contato das partes interessadas.

Esses guias tendem a ser mais longos e aprofundados do que os artigos de conteúdo. Muitos de seus artigos irão apenas arranhar a superfície de seus tópicos porque você deseja que os usuários se interessem. Os guias lhes darão mais informações se estiverem interessados.

Ao criar guias, você quer fazer com que as pessoas tenham que se inscrever para obtê-los. Por exemplo, você pode criar um formulário de inscrição simples e exigir que as pessoas insiram seus nomes e endereços de e-mail para baixar o conteúdo. Ao exigir que as pessoas insiram seus e-mails para baixar seus guias, você aumentará sua lista de assinantes e adicionará alguns leads confiáveis ​​para o seu negócio.

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