Como funciona a automação de marketing

Como funciona a automação de marketing

A automação de marketing eficaz depende de dados. Quando seu público interage com uma tecnologia de marketing, como um site com o rastreamento do Google Analytics configurado ou uma lista de marketing por e-mail , você coleta dados deles. Você pode usar esses dados para melhorar suas interações com eles e realizar determinadas tarefas automaticamente.

Ferramentas de automação de marketing mais básicas podem envolver simplesmente a conclusão de tarefas de marketing manuais e repetitivas usando tecnologia em vez de entrada humana. Por exemplo, você pode agendar e-mails de boas-vindas e postagens de mídia social referente a criação de sites profissionais ou de outro ramo. Ferramentas de automação de marketing de alta qualidade envolverão seus contatos no momento em que eles têm maior probabilidade de converter em vendas, com base nos dados coletados.

Quais são os exemplos de automação de marketing?

Como o uso da automação de marketing realmente se parece nas operações diárias de uma empresa?

Aqui estão alguns dos usos mais comuns da automação de marketing.

Envie e-mails e gerencie campanhas de e-mail

O email marketing é um dos canais mais comuns em que os profissionais de marketing usam a automação. Você pode agendar e-mails com antecedência, coletar dados sobre assinantes e segmentar suas listas de assinantes . Você pode até definir acionadores para enviar e-mails quando ocorrerem determinados eventos, como um usuário abandonando o carrinho de compras .

Com campanhas de gotejamento , você pode enviar e-mails específicos a determinados grupos de usuários seguindo uma programação para movê-los para a conversão. Por exemplo, para usuários que solicitaram uma avaliação gratuita do software que você vende, você pode enviar e-mails periódicos instruindo-os sobre o software e incentivando-os a fazer uma compra.

Agende postagens nas redes sociais

Outro exemplo comum de automação de marketing é  agendar postagens de mídia social  com antecedência. Essa abordagem permite agendar várias postagens de uma só vez, em vez de fazer login sempre que quiser postar, economizando tempo.

Personalizar o conteúdo

Usando a personalização , você pode ajustar automaticamente o conteúdo de marketing, como anúncios, conteúdo do site e e-mails, para corresponder às preferências, interesses e posicionamento dos usuários no funil de marketing . Essa personalização leva a uma melhor experiência do usuário e, muitas vezes, a mais conversões.

Faça testes A/B

O teste A/B é outro uso valioso da automação de marketing. Essa abordagem envolve a criação de duas versões de uma página da Web, anúncio ou outro recurso de marketing e a exibição de cada versão para um público diferente para ver qual obtém a melhor resposta.

Por exemplo, você pode alterar a imagem do cabeçalho em uma página da Web e ver qual versão da página obtém mais engajamento. As ferramentas de automação de marketing podem dividir automaticamente seu público em grupos, calcular os resultados e mostrar qual versão teve melhor desempenho no teste.

Acompanhe o desempenho de marketing

As ferramentas de automação de marketing podem gerar relatórios automaticamente sobre suas campanhas de marketing , facilitando o acompanhamento de seu desempenho de marketing e ROI.

Acompanhe as jornadas dos compradores on-line

A coleta automática de dados de marketing pode ajudar você a descobrir tendências relacionadas às jornadas de seus compradores , permitindo que você melhore suas campanhas. Por exemplo, se você perceber que um determinado grupo demográfico de usuários interage mais com os anúncios, poderá exibir mais anúncios a esses usuários.

Pontuar leads

A automação de marketing pode ajudá-lo a pontuar leads automaticamente usando os dados coletados.

A automação ajuda você a decidir mais rapidamente quais leads buscar e transformar em clientes.

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