Como usar as mídias sociais para negócios

Plataformas de mídia social como  Facebook ,  Instagram ,  LinkedIn ,  Twitter e outras se tornaram um centro popular para as empresas  anunciarem seus produtos e serviços , o que faz com que muitas pessoas perguntem: “Como posso usar as mídias sociais para negócios?”

Nesta página, falaremos sobre como usar  a mídia social para negócios  com sucesso, diferentes plataformas sociais para negócios, mídia social para dicas de negócios e muito mais.

Existem inúmeras maneiras de usar a mídia social para negócios, mas se você quiser fazer isso com sucesso, há alguns passos que você terá que seguir.

Se você deseja gerar os melhores resultados com as mídias sociais para negócios, siga as etapas abaixo.

Fazer inventário

Fazer um inventário de sua presença atual na mídia social é uma etapa que você não deseja pular. Ao analisar suas plataformas sociais atuais, você deve compilar as seguintes informações:

  1. Com que frequência você publica atualmente em cada plataforma
  2. Que tipo de conteúdo você publica
  3. Quanto engajamento cada tipo de postagem recebe
  4. Quantas mensagens você recebe pela plataforma
  5. Quantos seguidores você tem
  6. Análise


Ao fazer um inventário de suas plataformas de mídia social atuais e como elas funcionam, você revelará e entenderá o que está fazendo certo e o que pode precisar ajustar.

Mergulhar em suas análises é uma das etapas mais importantes que você pode executar durante o estágio de inventário, e é simples entender o porquê.

As mídias sociais oferecem uma plataforma poderosa para impulsionar os negócios, permitindo às empresas alcançar um público mais amplo e engajado. Ao integrar estratégias de marketing digital com a utilização inteligente das redes sociais, é possível aumentar a visibilidade da marca, gerar leads qualificados e até mesmo impulsionar as vendas. Além disso, ao incorporar o sistema PDV (Ponto de Venda) às campanhas online, as empresas podem rastrear com precisão o retorno sobre o investimento (ROI), personalizar ofertas para clientes específicos e proporcionar uma experiência de compra mais fluida e conveniente, unificando as operações online e offline. Essa integração entre mídias sociais e sistema PDV não apenas fortalece a presença digital da empresa, mas também impulsiona a eficiência e a rentabilidade dos negócios.

Ao analisar suas análises em cada plataforma (a maioria das plataformas sociais possui ferramentas de análise proprietárias), você revelará muitas das informações que mencionamos anteriormente em nossa lista.

A análise ajudará você a entender:

  1. Como os seguidores se envolvem com suas postagens
  2. Como o engajamento muda ao longo do tempo e com diferentes tipos de postagem
  3. Quão responsivo você é às mensagens
  4. Contagem de seguidores e como ela muda ao longo do tempo
  5. E muito mais


Como você pode ver, observar as análises de cada plataforma ajuda você a entender quase tudo que mencionamos em nossa lista de verificação de inventário acima.

Depois de analisar suas análises, você determinará se suas plataformas sociais funcionam da maneira que você deseja para seus negócios.

Se não, você pode começar a elaborar uma estratégia de melhoria. Se você estiver satisfeito com o desempenho deles, poderá usar análises continuamente para garantir que suas plataformas sociais sempre tenham um bom desempenho.

Conheça seus objetivos

Mesmo antes de analisar suas plataformas de mídia social, você provavelmente tem alguns objetivos em mente. Se você deseja aumentar sua contagem de seguidores, vender mais produtos ou aumentar o reconhecimento da sua marca, você deve ter uma lista de metas que deseja alcançar.

Definir metas significa que você sempre tem algo para trabalhar e facilita a criação de sua campanha, pois você saberá exatamente o que deseja realizar.

Alguns objetivos que você pode ter incluem:

  1. Postando com mais consistência
  2. Aumentando a contagem de seguidores
  3. Aumentando o reconhecimento da marca
  4. Vendendo mais produtos
  5. Gerando mais tráfego no site
  6. Fornecendo um excelente atendimento ao cliente através das mídias sociais


Como você pode ver, os objetivos variam muito. É importante lembrar que nenhum objetivo é grande ou pequeno demais para ser considerado, e você não precisa atribuir números específicos para que eles sejam eficazes.

Tome nota das metas que parecem fora de alcance e trabalhe em direção a elas. Você pode se surpreender!

Conheça seus concorrentes

Conhecer seus concorrentes é outro passo crucial para criar a campanha de mídia social perfeita para o seu negócio.

Você pode obter muitos insights de seus concorrentes apenas observando sua presença social.

Preste atenção em coisas como:

  1. Plataformas que eles usam
  2. Com que frequência eles postam
  3. Que tipo de conteúdo eles postam
  4. O envolvimento que eles obtêm com os tipos de conteúdo


Você nunca deve copiar seus concorrentes exatamente, mas é inteligente e engenhoso observar o sucesso deles.

Selecione suas plataformas

Existem tantas plataformas de mídia social por aí que é difícil acompanhar. E como você sabe  quais plataformas de mídia social  você deve aproveitar para o seu negócio?

Cada plataforma tem prós e contras e algumas funcionam melhor para certas indústrias do que outras, se você possui uma empresa de caça vazamento em Bertioga ou uma loja de roupas on-line, você vai precisar analisar qual a melhor.

Uma das melhores coisas que você pode fazer antes de selecionar sua(s) plataforma(s) é pesquisar cada uma delas. Embora todas as plataformas sociais tenham o traço comum de manter as pessoas conectadas, cada uma tem suas próprias peculiaridades que as tornam eficazes para as empresas.

Embora você deva dedicar algum tempo para fazer sua própria pesquisa, forneceremos um breve resumo de cada plataforma e quais objetivos de mídia social ela pode ajudá-lo a alcançar.

 Facebook

Base de usuários: o Facebook é a plataforma de mídia social mais popular, com  2,38 bilhões de usuários.  Quando você considera quantos usuários o Facebook tem, fica fácil entender por que é uma das melhores plataformas para comercializar seus negócios – simplesmente por causa do vasto público que você pode alcançar.
Opções pagas:  o Facebook oferece opções de publicidade paga para ajudá-lo a vender mais produtos. A plataforma de anúncios integrada ajuda você a criar anúncios que segmentam granularmente seu público-alvo mais qualificado.
Analytics:  o Facebook também possui sua própria plataforma de análise integrada chamada  Facebook Insights.  A partir daí, você terá acesso a métricas como visualizações de página, alcance de postagem, insights de mensagens e muito mais.
Recursos de mensagens:  Você provavelmente não ficará surpreso ao descobrir que o Facebook também possui seu próprio recurso integrado de mensagens. O Facebook Messenger permite que você tenha uma comunicação perfeita com seus seguidores e até mesmo forneça um nível de atendimento ao cliente.
Objetivos que pode ajudá-lo a alcançar: o  Facebook é uma ótima plataforma para aumentar o reconhecimento da marca, vender mais produtos e levar os usuários ao seu site. Não apenas isso, mas se seu objetivo é ter um melhor atendimento ao cliente, o Facebook Messenger permite que você se comunique facilmente com os clientes.


Instagram

  1. Base de usuários: o  Instagram tem  mais de um bilhão de usuários , tornando-se outra ótima plataforma para atrair seu público-alvo.
  2. Opções pagas:  o Instagram é de propriedade do Facebook, por isso tem muitas das mesmas opções de anúncios. Você poderá criar  anúncios personalizados  que exibem vários produtos para ajudar a aumentar as vendas.
  3. Analytics: a análise  integrada do Instagram  oferece acesso a métricas, incluindo menções, impressões, cliques no site, faixa etária e muito mais.
  4. Recursos de mensagens:  o Instagram também possui um recurso de mensagem direta que permite que você se comunique aberta e facilmente com seus seguidores.
  5. Objetivos que pode ajudá-lo a alcançar:  Como o Instagram é uma plataforma de mídia social com muitas imagens, ele oferece muitas oportunidades para aumentar o reconhecimento da marca. Você também pode vender mais produtos com anúncios do Instagram.


Twitter

  1. Base de usuários:  em 2018, o Twitter encerrou o ano com impressionantes  262 milhões de usuários . Embora o Twitter seja uma plataforma fantástica para divulgar seu negócio, lembre-se de que ele tem muito menos usuários do que o Facebook e o Instagram.
  2. Opções pagas:  a plataforma de anúncios integrada do Twitter permite que você  crie anúncios em fotos , anúncios em vídeo e muito mais para ajudá-lo a vender mais produtos na plataforma.
  3. Analytics:  o Twitter também oferece análises integradas que ajudam você a entender o alcance da postagem, o envolvimento do público, a contagem de seguidores e muito mais. Você pode até escolher o período de tempo que você analisa.
  4. Recursos de mensagens:  Assim como o Facebook e o Instagram, o Twitter também possui uma função de mensagem direta para ajudá-lo a se conectar diretamente com seus seguidores. Você pode responder a perguntas, solucionar problemas e muito mais.
  5. Objetivos que pode ajudá-lo a alcançar:  Como os tweets são curtos ( 280 caracteres ) e fugazes, o Twitter é uma plataforma fantástica para aumentar o reconhecimento da marca. Claro, se você optar por anunciar no Twitter, também é uma ótima plataforma para vender mais produtos.


LinkedIn

  1. Base de usuários:  no final de 2018, o LinkedIn atingiu  590 milhões de usuários . Mais do que o Twitter, mas menos do que o Facebook e o Instagram, o LinkedIn oferece um amplo público de marketing.
  2. Opções pagas:  o LinkedIn oferece opções  de anúncios, incluindo anúncios em fotos, anúncios em vídeo, anúncios InMail e muito mais.
  1. Analytics:  o LinkedIn oferece análises na plataforma — como as outras plataformas que descrevemos. A análise do LinkedIn permite que você obtenha métricas como interação de postagem, dados demográficos de seguidores e muito mais.
    Recursos de mensagens: o  LinkedIn também fornece mensagens na plataforma para garantir que você sempre tenha uma interação fácil com seus seguidores.
  2. Objetivos que ela pode ajudar você a alcançar:  Embora você possa vender produtos e serviços no LinkedIn, lembre-se de que o público da plataforma é composto principalmente por profissionais de negócios. Isso o torna um ótimo lugar para anunciar conferências e eventos, e até mesmo um ótimo lugar para os recrutadores anunciarem vagas de emprego.


Agora que você já conhece algumas das plataformas de mídia social mais populares para negócios, é hora de escolher quais você está interessado em integrar à sua campanha.

Tenha em mente que quanto mais espaço nas mídias sociais você ocupar, mais resultados você verá. Não há nada de errado em escolher apenas uma plataforma social, mas se você quiser aproveitar ao máximo as mídias sociais para negócios, considere duas ou três.

No mínimo, você desejará ter um perfil comercial em cada plataforma de mídia social para que os usuários possam encontrá-lo em qualquer lugar.

Decida se você deseja optar por anúncios de mídia social

Para comercializar sua empresa em plataformas de mídia social, não é necessário que você use anúncios. No entanto, se você deseja vender mais produtos em vez de simplesmente aumentar o reconhecimento da marca,  veicular anúncios de mídia social  é uma decisão sábia.

Os anúncios de mídia social são uma maneira econômica de aumentar os leads, pois você nunca gastará mais do que seu orçamento definido.

Por exemplo, com o Facebook, você pode definir um limite de orçamento e o Facebook distribuirá automaticamente seus gastos com anúncios como achar melhor. No entanto, nunca permitirá que você gaste mais do que o limite de orçamento fornecido.

Limitar seu orçamento não apenas torna a publicidade social paga econômica, mas você também deve se lembrar de que não pagará por um anúncio até que alguém clique nele. Esse sistema de pagamento significa que você não está pagando por espaço publicitário, apenas cliques em anúncios.

Cada plataforma de mídia social oferece sua própria plataforma de anúncios que facilita a criação de anúncios direcionados ao seu público-alvo. Com base na plataforma, você poderá segmentar usuários com base em dados demográficos, interesses, nível de educação e muito mais.

Você também pode se divertir com a aparência do seu anúncio – escolhendo belas imagens de seus produtos para compartilhar com o mundo nas redes sociais.

Decida se você precisa de ajuda de especialistas

Se você administra seu próprio negócio, não é surpresa que esteja com as mãos ocupadas. Se você está considerando a mídia social para negócios, pode ser de seu interesse contratar uma  agência de marketing de mídia social  para ajudar.

Se você está em dúvida sobre a contratação de uma agência para mostrar como usar as mídias sociais para negócios, confira algumas das coisas que elas podem fazer por você:

  1. Dar conselhos sobre quais plataformas de mídia social usar
  2. Ajudá-lo a melhorar sua presença atual nas mídias sociais
  3. Ajudá-lo a configurar contas comerciais em plataformas de mídia social
  4. Ajude a criar anúncios para cada plataforma social
  5. Analise o desempenho de suas postagens sociais em cada plataforma
  6. Faça sugestões de campanha para o sucesso contínuo


Essas são apenas algumas coisas que uma agência de mídia social pode fazer por você – então, se você está satisfeito com a ideia de não precisar criar anúncios sociais ou analisar seu desempenho, contratar uma agência é uma opção fantástica.

Mídias sociais para dicas de negócios

Se você ainda está se perguntando como usar a mídia social para negócios, reunimos algumas dicas de mídia social para negócios para ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua campanha.

Confira nosso  vídeo de mídia social B2B  para obter conselhos de um de nossos gerentes de mídia social especializados e continue lendo para saber mais.

Dica 1: Mantenha seus objetivos em mente

Lembre-se daqueles objetivos que você definiu no início? É crucial que, em toda a sua campanha de mídia social, você mantenha esses objetivos em mente, se você possui uma empresa de caça vazamento em Bertioga, vai trabalhar para alcançar o seu público alvo.

Por exemplo, se seu objetivo é aumentar o reconhecimento da marca e você considera esse objetivo em todas as etapas de sua campanha, você tomará decisões que o ajudarão a atingir esse objetivo.

Dica 2: Analise, analise, analise

O Analytics fará ou quebrará sua campanha – e é essencial que você analise suas plataformas a cada passo do caminho. No entanto, é mais importante que você analise suas campanhas quando fizer pequenas alterações.

Por exemplo, se você decidir alterar sua imagem de cabeçalho de uma imagem para um vídeo no Facebook, fique de olho em suas análises para ver se as métricas mudam. Se as métricas melhorarem, você saberá que a mudança foi a correta. Se não o fizerem, você saberá alterar o vídeo de volta para uma imagem.

Nem todas as análises serão tão simples, mas você deve tomar nota de quaisquer mudanças importantes nas métricas que ocorrem depois de ajustar algo em suas plataformas sociais.

Dica 3: Inicie conversas

Uma das melhores dicas de mídia social para negócios que podemos oferecer é iniciar conversas. As plataformas de mídia social são apenas isso – sociais – e se você não interagir com seus seguidores, eles perderão o interesse.

Não apenas isso, mas eles acharão difícil acreditar em uma marca que não se comunica efetivamente com seu público.

Há muitas maneiras de iniciar conversas. Aqui estão algumas das nossas sugestões:

  1. Termine seu post com uma pergunta:  “Esta semana, estamos oferecendo um novo sabor de cupcake — napolitano! Qual é o seu sabor favorito que oferecemos?!”
  2. Interaja com os seguidores nos comentários:  Se seus seguidores estão interagindo com suas postagens comentando, comente de volta! Faça perguntas e agradeça por interagir.
  3. Responda mensagens diretas e mantenha a conversa:  se um usuário lhe enviar uma mensagem direta, certifique-se de responder o mais rápido possível. Isso não apenas mostrará que você é responsivo, mas também mostrará que você se importa com o que os usuários têm a dizer. Continue essa conversa também! Pergunte aos usuários como eles gostam de seus produtos e se há algo que você possa fazer para melhorar.


Dica 4: Seja humano

Ser humano é uma das melhores  dicas de mídia social para empresas . Muitas marcas esquecem de ser humanas – e esquecem de tratar seus clientes como amigos.

Chewy.com é um dos melhores exemplos de ser humano nas mídias sociais. Em sua página no Facebook, eles compartilham um vídeo de funcionários – permitindo que você conheça as pessoas que embalam o pedido do seu animal de estimação.

 Interaja com os usuários em um nível real – fale a língua deles e se esforce para entendê-los. Ofereça uma experiência única personalizando as postagens para atender a nichos específicos e não tenha medo de destacar suas próprias deficiências.

Por exemplo, se alguém estiver criticando seu atendimento ao cliente nos comentários de uma postagem, seja sincero com eles, peça desculpas e informe-os de que você fará o certo.

Dica 5: Seja consistente

Quando se trata de postar, seja consistente. Isso não significa que você deve postar às 16h, todos os dias, mas significa que você deve  criar um calendário de conteúdo social  para garantir que sua postagem seja regular.

Um calendário de conteúdo de mídia social ajudará você a acompanhar que tipo de conteúdo você publicará e quando publicá-lo, e se você usar uma  ferramenta de gerenciamento de mídia social  como  o Buffer , poderá automatizar todo o processo.

Ser consistente mostra aos seguidores sua dedicação e atenção aos detalhes – duas grandes vitórias!

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