Como definir um orçamento de publicidade social inteligente

Com o novo ano vem um novo desafio para o seu negócio: definir seu orçamento de publicidade social. Esteja você continuando sua campanha de mídia social ou iniciando-a pela primeira vez, você tem várias perguntas a responder, desde quanto deve gastar até onde deve gastá-lo. Quer saber mais sobre como criar seu orçamento de publicidade de mídia social?

Quanto você deve orçar para publicidade em mídia social?

Embora a estratégia de anúncios de mídia social de cada empresa varie, a maioria das empresas gasta de R$ 200 a R$ 350 por dia em anúncios de mídia social. Isso se traduz em R$ 6.000 a R$ 10.500 por mês e R$ 72.000 a R$ 126.000 por ano.

Um número mais preciso para o orçamento de publicidade social da sua empresa vem de sua receita anual.

Em média, as empresas gastam cerca de 10 a 13 por cento de sua receita anual em marketing. Cerca de 25% desse orçamento é investido em mídia paga , que pode incluir vários canais de publicidade, como busca e mídia social. Quando sua empresa começar a orçar para publicidade em mídia social, use essas porcentagens como referência.

Dependendo do seu retorno sobre o investimento (ROI) anterior das mídias sociais , bem como de suas metas de marketing digital , você pode investir mais ou menos nas mídias sociais em comparação com outros canais de publicidade.

O que inclui um orçamento de publicidade de mídia social?

Um orçamento de publicidade de mídia social deve considerar os seguintes custos:

  1. Gastos com anúncios
  2. Tecnologia
  3. Talento
  4. Serviços


Saiba mais sobre cada um desses custos:

1. Gastos com anúncios

Seu gasto com anúncios refere-se a quanto sua empresa deseja gastar em anúncios. É o que você paga diretamente às plataformas de mídia social que exibem seus anúncios, como Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn. Por exemplo, uma empresa pode ter um orçamento de publicidade social de R$ 500 por mês.

Esse orçamento mensal de R$ 500 inclui um gasto com anúncios de R$ 350, além de R$ 100 para materiais criativos e R$ 50 para cobrir o software de marketing digital.

2. Tecnologia

Sua tecnologia engloba várias ferramentas que sua empresa pode usar para lançar, gerenciar e otimizar sua campanha publicitária de mídia social. Por exemplo, sua empresa pode investir em software de edição de fotos, ferramentas de revisão ou plataformas analíticas. Algumas ferramentas (gratuitas e pagas) que as empresas usam para marketing e publicidade de mídia social incluem:

  1. Bússola de anúncios do Facebook : ferramenta gratuita para analisar o desempenho da campanha publicitária
  2. Canva : Ferramenta gratuita com recursos pagos para criar imagens de mídia social
  3. Quuu : Ferramenta paga para promover seu conteúdo para influenciadores


Para obter os melhores resultados, é útil experimentar primeiro as ferramentas gratuitas, antes de investir em uma paga. Mesmo que você não planeje gastar dinheiro em tecnologia, vale a pena reservar parte do seu orçamento de publicidade de mídia social para custos inesperados, como ferramentas ou mão de obra.

3. Talento

Você também precisa pensar no trabalho ao considerar os custos de publicidade de mídia social da sua empresa. Esteja você mantendo uma equipe interna para supervisionar sua campanha, contratando designers freelancers para criar anúncios ou colaborando com um influenciador, todos esses são custos que se enquadram em sua campanha publicitária de mídia social. Dependendo da sua empresa, sua equipe interna pode ter outras responsabilidades, além de seus esforços de publicidade nas mídias sociais.

Se esse for o caso da sua empresa, os custos trabalhistas de sua equipe interna podem não se aplicar ao seu orçamento de publicidade social. Consulte os tomadores de decisão da sua organização para ver como eles veem as despesas de talentos internos.

4. Serviços

Se sua empresa faz parceria com uma agência de marketing digital, para gerenciar suas mídias sociais , você precisa considerar os custos de gerenciamento e serviço. O preço de seus serviços depende da agência, bem como do número de plataformas de mídia social gerenciadas. Ao criar um orçamento de publicidade social que inclua serviços de agência, é fundamental mencionar que o preço geralmente está relacionado à qualidade do serviço.

Não é incomum que as agências promovam serviços de publicidade de mídia social “baixos” ou “baratos” e depois não consigam entregar uma estratégia que gere resultados. Para sua equipe, isso pode significar uma diminuição do orçamento de publicidade nas redes sociais, devido ao baixo desempenho de sua campanha inicial. Se você deseja o apoio de sua equipe, bem como dos tomadores de decisão da empresa, precisa investir em uma campanha inteligente e orientada para o desempenho que gere resultados que sua empresa possa ver.

Onde você pode gastar seu orçamento de publicidade em mídia social?

Na maioria dos casos, as empresas concentram sua campanha publicitária de mídia social nas seguintes plataformas:

  1. Facebook
  2. Instagram
  3. Twitter
  4. Pinterest
  5. Youtube
  6. LinkedIn
  7. Snapchat


Embora sua empresa possa segmentar cada uma dessas plataformas, geralmente é benéfico investir seu tempo, recursos e dinheiro em algumas poucas. Por exemplo, sua empresa pode se concentrar no Facebook, Instagram e YouTube. Determine as melhores redes de mídia social para o seu negócio pesquisando seu público.

Você deseja anunciar sua empresa nas plataformas frequentadas pelo seu mercado-alvo. Se você se concentrar em sites que ninguém em seu público visita, não verá o tipo de resultados, como compras, que deseja.

5 dicas para maximizar seu orçamento de publicidade de mídia social

Se você precisar obter mais do seu orçamento de publicidade de mídia social, experimente estas cinco dicas:

1. Defina metas rastreáveis

Muitas empresas iniciam sua estratégia de mídia social sem metas. Se você deseja mostrar o valor de sua campanha publicitária de mídia social, além de fornecer orientação à sua equipe, precisa definir metas específicas, mensuráveis, atingíveis e oportunas. Estes também são conhecidos como SMART

metas. Por exemplo, talvez sua empresa queira ganhar curtidas adicionais em sua página do Facebook. Se você usar esta declaração como seu objetivo, no entanto, é incrivelmente vago.

Você não tem um prazo ou um número específico de curtidas que deseja ganhar. Uma meta melhor é: “Queremos ganhar 500 curtidas em nossa página comercial do Facebook, para um total de 1.500, até dezembro de 2021”. Essa meta vem com um prazo e detalha quantas curtidas você deseja ganhar. Tudo o que você precisa fazer agora é desenvolver e lançar sua estratégia para atingir esse objetivo.

2. Crie anúncios que se destaquem

Nas mídias sociais, sua empresa não pode se dar ao luxo de ficar em segundo plano. Ao anunciar nas redes sociais, você deseja criar um anúncio que obrigue os usuários a parar e interagir com seu anúncio, seja um anúncio em vídeo, gráfico ou de texto. Isso não significa que sua empresa precisa abandonar sua marca e adotar uma nova persona.

Em vez disso, você precisa pensar em maneiras criativas de capturar a atenção do seu público. Se você conhece seu público, gosta do que eles gostam de ver nas mídias sociais, pode usar essas informações para inspirar o conteúdo do seu anúncio. Para obter os melhores resultados, sua equipe deve fazer um brainstorming de várias opções para cada anúncio.

3. Conheça seu mercado-alvo

Ao iniciar seu marketing de mídia social ou campanha publicitária, pesquise seu público-alvo. Se você se concentrar em plataformas de mídia social que parecem populares, em vez de confirmar que seu público-alvo usa essas plataformas, isso pode resultar em gastos e orçamento com anúncios desperdiçados. A demografia do público pode ajudar sua equipe a restringir sua lista de potenciais redes de mídia social.

Por exemplo, se seu público é composto por mulheres entre 18 e 29 anos, o Instagram é uma opção viável. Quase 65% das pessoas nessa faixa etária usam a plataforma. Sem mencionar que 39% das mulheres usam o Instagram, tornando-o a segunda plataforma mais popular para as mulheres.

Se você não tiver dados atualizados sobre os dados demográficos do seu público, também poderá pesquisar os clientes.

4. Execute testes A/B

Não é incomum que as empresas lancem e saiam de uma campanha publicitária de mídia social. Embora essa estratégia possa economizar o tempo de sua equipe, ela não beneficia sua estratégia de anúncios. Se você tiver um anúncio de baixo desempenho, ele continuará com desempenho inferior se você não fizer nada.

Aproveite ao máximo seu orçamento de publicidade social experimentando seus anúncios nas mídias sociais. Você pode usar o teste A/B para experimentar diferentes títulos, descrições, imagens e muito mais. Esse recurso está disponível em várias plataformas de mídia social, incluindo o Facebook.

Com o teste A/B, sua equipe pode obter informações sobre o que clica com seu público-alvo. Quando você entende o que motiva seu mercado-alvo não apenas a clicar em seu anúncio, mas também a agir sobre ele, você pode criar anúncios ainda melhores.

5. Faça anúncios exclusivos para cada plataforma

Seja para economizar dinheiro ou tempo, as empresas copiarão e colarão sua estratégia de anúncios nas redes de mídia social. Essa estratégia não funciona. As pessoas usam diferentes plataformas de mídia social para diferentes experiências.

Por exemplo, o Instagram fornece uma experiência visual, enquanto o Twitter fornece uma experiência baseada em texto. Embora possa aumentar seus custos de publicidade em mídias sociais, criar anúncios exclusivos para cada plataforma em sua campanha pode melhorar os resultados de sua estratégia. Isso não significa que seus anúncios não possam apresentar mensagens ou recursos visuais semelhantes.

Eles devem, no entanto, ser 100% originais e distintos um do outro.

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