O que é anúncios do Google? E como funciona?

Com um bilhão de pessoas a mais na Internet hoje do que há cinco anos – e duas vezes mais pessoas em smartphones – os profissionais de marketing precisam das ferramentas de gerenciamento de campanhas mais úteis e atualizadas disponíveis. É por isso que as empresas usam o Google Ads, também conhecido como Google AdWords. O que é o Google Ads e como ele funciona?

Uma plataforma de anúncios on-line obrigatória, o Google Ads oferece uma estratégia de publicidade comprovada para empresas de todos os setores e locais. Sua variedade de opções de segmentação, custos flexíveis e vários tipos de anúncios permitem que qualquer empresa, de local a internacional, alcance seu público e mantenha seus custos de publicidade dentro do orçamento. Continue lendo para saber mais sobre o Google Ads , desde o que é, como funciona e quais recursos experimentar!

O que é o Google Ads?

Google Ads é o Google AdWords renomeado. Uma das principais plataformas de publicidade on-line, o Google Ads permite que as empresas criem anúncios exclusivos para alcançar os usuários.

Esses anúncios podem ser exibidos na Rede de Pesquisa do Google, como nos resultados de pesquisa do Google, e na Rede de Display do Google . O Google Ads também oferece acesso a diversas opções de segmentação, campanha e lances.

Como funciona o Google AdWords (ou Google Ads)?

Se você estiver procurando por uma revisão rápida de como o Google AdWords funciona, confira este resumo rápido:

  1. Um anunciante cria uma campanha publicitária, um grupo de anúncios e anúncios individuais
  2. O anunciante define suas opções de segmentação, como palavras-chave, local e muito mais
  3. O anunciante faz um lance — ou quanto está disposto a pagar para alguém clicar no anúncio
  4. O Google Ads classifica os anúncios do anunciante e atribui a eles um Índice de qualidade
  5. O leilão de anúncios é iniciado quando acionado, como por uma pesquisa que apresenta uma palavra-chave segmentada
  6. O Google usa os lances e os Índices de qualidade dos anúncios qualificados para determinar o vencedor
  7. O Google entrega o anúncio vencedor


Se você está pronto para saber mais sobre como o Google Ads funciona, continue lendo. O Google Ads (ou Google AdWords) opera em torno de palavras-chave, bem como outras opções de segmentação, como:

  1. Localização
  2. Comportamento do usuário
  3. Interesses do usuário
  4. Demografia


Na maioria dos casos, os anunciantes usarão palavras-chave em suas campanhas do Google Ads. Essas palavras-chave servem como base para sua campanha publicitária, como por exemplo: Psicóloga Online, influenciando quando seu anúncio aparece nos resultados de pesquisa no Google e quanto sua empresa oferece. Como parte do gerenciamento regular de campanhas , você provavelmente atualizará ou ajustará sua segmentação por palavras-chave ao longo do tempo.

Assim que você terminar de criar e configurar suas campanhas, o Google poderá revisar e aprovar seus anúncios. Após a aprovação, o Google pode começar a exibir seus anúncios nas redes de anúncios apropriadas, como a Rede de Pesquisa do Google ou a Rede de Display do Google. No entanto, para que seus anúncios sejam exibidos, eles devem vencer o leilão de anúncios.

Como funciona o leilão do Google AdWords?

O leilão do Google AdWords depende de três fatores:

  1. Seu lance: o Google Ads não é uma plataforma de pagamento para ganhar. No entanto, seu lance influencia seu desempenho no leilão de anúncios. Dependendo do seu lance, sua empresa pode ganhar ou perder.

Faça lances realistas em vez de exorbitantes para obter o melhor desempenho e retorno do investimento (ROI).

  1. Seu Índice de qualidade: seu Índice de qualidade (que varia de 1 a 10) resume o valor, a relevância e o desempenho anterior de seus anúncios, palavras-chave e páginas de destino. Um Índice de qualidade alto pode levar a custos de anúncios mais baixos, bem como a melhores posições nas redes de anúncios. Lembre-se de que seu Índice de qualidade não é igual ao índice de otimização do Google Ads .
  2. Suas extensões de anúncio: o uso de extensões de anúncio pode melhorar o desempenho de seu anúncio, como oferecer aos usuários um número de telefone para entrar em contato com sua equipe. Agregar valor ao seu anúncio pode melhorar suas chances de ganhar o leilão de anúncios. Você pode adicionar extensões ao criar seus anúncios.


Usando esses três fatores, o Google forma a base para sua classificação do anúncio, que consiste em cinco fatores:

  1. Seu lance
  2. Seu Índice de qualidade
  3. Suas extensões de anúncio
  4. O limite de classificação do anúncio ou o limite mínimo de qualidade
  5. O contexto da pesquisa de um usuário, como hora, local e comportamento anterior do usuário


Com a classificação do anúncio calculada, o Google pode realizar o leilão de anúncios. Quando o Google lança seu leilão de anúncios, ele também calcula o custo por clique (CPC) usando esta fórmula:

Classificação do anúncio do concorrente / Índice de qualidade + 0,1 = CPC real

O CPC real é o que sua empresa paga se você vencer o leilão e se um usuário clicar em seu anúncio. Essa fórmula é o motivo pelo qual a maioria das empresas paga menos do que oferece por uma palavra-chave.

É vital saber, no entanto, que sua empresa nunca pagará mais do que o que você oferece. Após o leilão de anúncios, o Google entrega os anúncios vencedores aos usuários.

Quanto custa o Google Ads?

O que você paga pelo Google Ads ou Google AdWords depende da sua rede de anúncios. O CPC médio da Rede de Pesquisa do Google, por exemplo, é de R$ 1 a R$ 2. Em comparação, a Rede de Display do Google mantém um CPC médio de menos de R$ 1. E quanto aos gastos com anúncios? Quanto sua empresa deve esperar gastar por mês? Cada empresa é diferente, e fatores como seu setor, produto e público podem influenciar o quanto você investirá no Google Ads a cada mês.

Em média, porém, as empresas reservam de R$ 9.000 a R$ 10.000 por mês para seus gastos com anúncios.

6 recursos obrigatórios do Google Ads

Se você é novo ou experiente com o Google Ads (ou Google AdWords), convém experimentar estes seis anúncios e recursos:

1. Anúncios de pesquisa responsivos

O rebranding do Google AdWords pelo Google faz uma forte afirmação de que é mais do que apenas um rebrand ; é uma mudança tectônica na forma como eles administrarão seus negócios de publicidade. Então, vamos começar com uma alteração que eles fizeram em seu maior gerador de receita, os anúncios da Rede de Pesquisa. A adição de anúncios responsivos de pesquisa é uma opção de anúncios de pesquisa mais flexível que tem o potencial de aumentar o desempenho do seu grupo de anúncios.

Isso pode gerar mais cliques, conversões e receita para sua empresa. Você pode fornecer até 15 títulos e quatro linhas de descrição como opções para anúncios de pesquisa paga . O Google usará o aprendizado de máquina para escolher qual combinação usar em seu anúncio – ele escolherá a que tem mais probabilidade de ter o melhor desempenho, dependendo da consulta de pesquisa do usuário.

Alguns benefícios desses anúncios incluem:

  1. Alcançar mais clientes em potencial com vários títulos e opções de descrição
  2. Recebendo mais espaço mostrando até três títulos em vez de dois e até dois campos de descrição de 90 caracteres em vez de um campo de descrição de 80 caracteres
  3. Aumentar o desempenho do grupo de anúncios atraindo mais cliques e conversões
  4. Economizando tempo eliminando a necessidade de você mesmo criar a combinação de anúncios mais eficaz


2. Anúncios de pesquisa local

Mantendo o tema de novos recursos para anúncios de pesquisa, aqui estão informações sobre anúncios de pesquisa local, outra ferramenta do Google Ads. Agora você pode fazer com que seus anúncios apresentem os locais de sua empresa e levem os usuários a ligar ou visitar seus locais. Quando os usuários pesquisam uma empresa próxima no Google ou no Google Maps , eles podem ver seu anúncio de pesquisa local.

Como você usa anúncios de pesquisa local? Configure extensões de local para exibir anúncios da Rede de Pesquisa local. Os benefícios potenciais de fazer isso incluem:

  1. Mais visitas à loja por não perder o tráfego de pedestres perto de sua localização
  2. Mais chamadas, pois os anúncios de pesquisa local podem incluir uma opção para os usuários ligarem para o número de telefone do local da empresa em destaque.
  3. Mais interesse do comprador, pois os anúncios da Rede de Pesquisa local são vinculados à página de localização de sua empresa, que inclui seu horário de funcionamento, endereço, comentários de clientes e fotos.


3. Campanhas locais

Claro, você pode ter não apenas anúncios de pesquisa locais, mas também campanhas locais ! Sridhar Ramaswamy, vice-presidente sênior de anúncios e comércio do Google, compartilhou que o mecanismo de busca viu o número de pesquisas com a frase “abra perto de mim hoje à noite” aumentar dez vezes. O Google está visando seu mais novo tipo de campanha, chamado de campanhas locais, para impulsionar as visitas à loja.

Depois de definir um orçamento, o Google Ads gerará os anúncios automaticamente com base nos elementos do criativo do anúncio do anunciante e nas extensões de local. Com as campanhas locais, o objetivo é estritamente direcionar o tráfego para as lojas a partir dos anúncios. As campanhas locais informam sobre as visitas à loja usando dados de usuários do Google conectados que optaram por ativar o histórico de localização.

Por que focar nas visitas à loja? Bem, cerca de 90% das compras ainda acontecem offline , e o Google compartilhou outra estatística no evento: 80% dos americanos estão comprando a qualquer momento dentro de um período de 48 horas.

4. Dados entre dispositivos

Nem todos os usuários navegam pelo caminho de conversão em um dispositivo. Por isso o Google adicionou um recurso para monitorar esse comportamento do usuário, e é muito legal! Agora você poderá ver quando os clientes interagem com vários anúncios antes de concluir uma conversão e quando o fazem em vários dispositivos.

Esse recurso fornece informações valiosas sobre como os clientes usam dispositivos diferentes no caminho para a conversão. Embora seus dados de conversão por dispositivo possam mostrar mais resultados de vendas de cliques em computadores, a análise de dados entre dispositivos pode indicar que muitos usuários estão clicando em anúncios por meio de seus dispositivos móveis e, em seguida, convertendo em seus computadores. Como você encontra seu relatório de atribuição em vários dispositivos?

  1. Faça login na sua conta do Google Ads
  2. Clique na guia Ferramentas
  3. Selecionar atribuições
  4. Clique no menu à esquerda e selecione Atividade entre dispositivos
  5. Escolha o relatório que deseja ver


5. Campanhas inteligentes

Desejando economizar tempo e obter resultados positivos? Não espere mais! O Google criou campanhas inteligentes para pequenas empresas.

Esse recurso do Google Ads permite que o Google crie automaticamente anúncios de amostra com base em seu website. Essas campanhas inteligentes do Shopping otimizam automaticamente a entrega de anúncios nas propriedades e redes de anúncios do Google para atingir o valor da meta de conversão definida pelo anunciante, como receita ou retorno do investimento em publicidade (ROAS) . Os anunciantes também poderão selecionar visitas à loja ou novos clientes como metas.

Os lances e a entrega serão ajustados automaticamente com base na probabilidade determinada de que um clique no anúncio resultará na meta declarada do anunciante. O Google anunciou que agora você tem o potencial de obter um aumento de 20% no valor da conversão a um custo semelhante ao usar as campanhas inteligentes do Shopping!

6. Anúncios de hotéis

Uma vez separado do Google Ads, o Google agora adicionou os Anúncios de hotéis à plataforma do Google Ads para facilitar o gerenciamento dos hotéis. Essa integração também vem com um novo tipo de campanha. As campanhas de hotéis no Google Ads permitem que você gerencie suas campanhas de hotéis e outras campanhas em uma única plataforma.

Os recursos desta mudança incluem:

  1. Grupos hoteleiros para organizar hotéis por atributos importantes, como marca e classe
  2. Controles de lances para otimizar as dimensões de lances exclusivas dos hotéis, como a duração da estadia do viajante ou o dia do check-in
  3. Lances inteligentes , com tecnologia de aprendizado de máquina, para maximizar as reservas de acordo com sua meta de ROI
  4. Relatórios avançados e interface responsiva familiar

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