Se você estiver interessado em começar a anunciar online, uma de suas primeiras considerações é o custo. Infelizmente, simplesmente perguntar quanto custa anunciar on-line geralmente leva a muitas respostas confusas. Nesta página, tentaremos esclarecer a confusão em torno dos custos de publicidade on-line.
A melhor resposta – mesmo que seja a mais frustrante – é “depende”. A publicidade online abrange uma ampla gama de possibilidades, incluindo CPC, mídia social, SEO, marketing por e-mail, marketing de conteúdo, anúncios gráficos e muito mais. Cada um desses canais envolve diferentes modelos e faixas de preços.
Em 2020, os profissionais de marketing gastaram aproximadamente R$ 378 bilhões em publicidade online. Algumas pequenas empresas de Engenharia Elétrica optaram por não gastar nada ou gastar muito pouco em seus esforços de marketing, enquanto outras pagaram milhões de dólares por elaboradas campanhas de publicidade online em vários canais. Claro, a maioria caiu em algum lugar entre esses dois extremos.
No entanto, se você está apenas começando a planejar sua estratégia de publicidade on-line, as estimativas aproximadas podem ajudá-lo a decidir quais canais são mais adequados para sua empresa. Nesta página, discutiremos algumas de suas opções, bem como quanto você deve esperar pagar.
Quanto custa anunciar online?
Os custos de publicidade online variam muito, dependendo de fatores como os canais em que você anuncia, os serviços que usa, o tamanho de suas campanhas e muito mais. Em média, as pequenas e médias empresas (SMBs) pagam de R$ 2.500 a R$ 12.000 por mês ou R$ 1.000 a R$ 7.500 por projeto para publicidade online.
Custos de publicidade online por canal
A vantagem da publicidade online é que sua empresa tem controle total sobre quanto você gasta. Você decide qual é o seu orçamento e pode experimentar para ver quais canais oferecem os maiores retornos para esse orçamento.
Há muitas opções para escolher, incluindo:
1. Publicidade de pagamento por clique (CPC)
Google, Bing e outros mecanismos de pesquisa permitem que você crie e execute anúncios que são exibidos ao lado ou acima dos resultados de pesquisa regulares para palavras-chave específicas. Esses anúncios operam em um sistema de pagamento por clique (CPC) , o que significa que você paga toda vez que alguém clica em seu anúncio.
Eles também operam em um sistema de lances, o que significa que, para que seu anúncio seja exibido, você precisa estar disposto a pagar mais do que seus concorrentes pelos cliques. Dependendo do nível de concorrência em seu setor, sua taxa de publicidade online, chamada de custo por clique (CPC), pode variar de alguns centavos a algumas centenas de dólares .
Dito isso, o CPC médio é de R$ 1 a R$ 2 por clique . A média das pequenas e médias empresas (SMB) gasta entre R$ 9.000 e R$ 10.000 mensais em CPC.
2. Publicidade nas redes sociais
Plataformas de mídia social como Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram permitem que você crie contas gratuitas e interaja com os clientes. Isso pode ser eficaz por si só, mas as opções de publicidade paga disponíveis em cada um podem ajudá-lo a aproveitar ainda mais sua estratégia de mídia social.
A maioria das plataformas de mídia social possui modelos de publicidade online que funcionam de forma semelhante ao Google Ads. O CPC médio varia de R$ 0,38 para o Twitter e R$ 0,97 para o Facebook a R$ 3,56 para o Instagram e R$ 5,26 para o LinkedIn.
Para serviços profissionais de gerenciamento de publicidade em mídia social , os custos variam de R$ 850 a R$ 2.750 por mês.
Os custos totais de publicidade on-line para estratégias de mídia social, incluindo publicidade em várias redes, contratação de profissionais e custos de tecnologia, geralmente variam de R$ 450 a R$ 6.000 por mês , com gastos mensais com anúncios variando de R$ 200 a R$ 50.000.
3. Otimização para mecanismos de busca (SEO)
SEO é o processo de melhorar as páginas do seu site para que elas tenham uma classificação mais alta nos resultados dos mecanismos de pesquisa para termos relevantes. Quanto melhor otimizado seu site, mais visitantes interessados e clientes em potencial você atrairá.
A menos que você tenha experiência anterior com SEO, uma estratégia de sucesso requer a contratação de uma agência experiente . O custo geralmente é uma taxa mensal e, na maioria das vezes, fica entre R$ 750 e R$ 2.000 por mês .
4. E-mail marketing
Embora seja uma das formas mais antigas de marketing na Internet, o e-mail ainda tem um dos maiores ROIs de qualquer canal online. No entanto, o valor que você investe nele depende da plataforma que você escolher, bem como de quem cria o conteúdo para seus e-mails.
Mesmo que você opte por escrever e enviar os e-mails por conta própria, provavelmente precisará usar uma plataforma de e-mail para alcançar todos os seus clientes. Dependendo de quantos assinantes você tem, isso pode custar de R$ 9 a R$ 1.000 por mês .
No entanto, você também pode contratar uma agência de marketing na Internet para gerenciar seu email marketing para você. Esse serviço normalmente inclui desenvolvimento de estratégia, criação de conteúdo e envio e rastreamento de e-mails. Os serviços de e-mail marketing gerenciados podem custar entre R$ 300 e R$ 1.500 por mês .
5. Marketing de conteúdo
Se o site da sua empresa tiver um blog atualizado regularmente , você já está engajado no marketing de conteúdo até certo ponto. Esta estratégia refere-se simplesmente à criação e promoção de conteúdos originais , com o objetivo de informar os leitores e alcançar novos potenciais clientes.
Você mesmo pode criar conteúdo para reduzir seus custos. No entanto, trabalhar com uma agência profissional de marketing de conteúdo economizará tempo e poderá produzir melhores resultados devido à experiência da agência. Os serviços de marketing de conteúdo incluem desenvolvimento e planejamento de estratégia, criação, distribuição, rastreamento e promoção de conteúdo. Para pequenas e médias empresas, os serviços de marketing de conteúdo normalmente custam de R$ 2.000 a R$ 10.000 por mês .
Como você escolhe os canais de publicidade online certos?
Então, como você pode escolher quais canais são mais eficazes para o seu negócio e quanto você deve investir em cada um? Essencialmente, tudo se resume ao seu público-alvo e orçamento.
Por exemplo, se você for um site de comércio eletrônico, os anúncios CPC para nomes de produtos específicos geralmente são uma boa opção. Mas se você é um provedor de software B2B, o marketing de conteúdo faz mais sentido.
Não importa que tipo de marketing online você escolha e não importa qual seja seu orçamento, é importante pensar estrategicamente e sempre manter seus clientes em potencial em mente. Concentre sua estratégia de marketing nos lugares em que eles procuram on-line e você verá resultados muito melhores a longo prazo.
Para a maioria das empresas, uma combinação de várias estratégias ajudará você a obter o melhor retorno sobre seus custos de publicidade na Internet. Uma agência profissional de marketing digital pode te ajudar a criar a estratégia ideal para sua empresa.